Ícone do site Gazeta do Cerrado

Shopping terá ação de imunuização neste sábado na capital; Veja detalhes!

Vacinas serão utilizadas para aplicação de D2 e dose de reforço para público acima de 18 anos. Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Os esforços para que toda a população fique imunizada contra a Covid-19 e o vírus Influenza continuam em Palmas e mais uma vez o Shopping Capim Dourado terá ação de imunuização.

Os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estarão no shopping das 13 às 19 horas. Assim como em todas as ações foram das Unidade de Saúde da Família (USF), quem quiser se vacinar deve levar seu cartão SUS, cartão de vacina e documentos pessoais (RG e CPF).

A diretora da Vigilância em Saúde da Semus Maressa Castro explicou que as aplicações nos fins de semana são para atrair pessoas que não têm tempo no período comercial, em que a maioria tem uma rotina corrida.

Aumento nos casos e recomendação

A preocupação em imunizar a população é maior após os casos confirmados da Covid aumentar quase três vezes nas duas últimas semanas. Entre os dias 13 e 19 de novembro, 164 pessoas foram diagnosticadas com a doença. No penúltimo boletim o número de casos confirmados foi de 56. Novas mortes não foram registradas.

Publicidade

Diante dos números, a Semus recomendou que a população volte a usar máscara em alguns locais. Uma das preocupações é também com o risco da subvariante BQ.1 da ômicron, que circula pelo Brasil.

Devem usar máscara pessoas com sintomas gripais e/ou respiratórios e é recomendando que se use a proteção em locais fechados e com aglomerações de pessoas, transporte público, estabelecimentos de saúde e escolar. Além disso, comércios, igrejas e outros locais que recebem pessoas devem oferecer álcool em gel e lugares para higienização das mãos.

Atualmente, crianças a partir de seis meses até 2 anos com comorbidades já podem ser vacinados contra a doença. As duas primeiras doses podem ser aplicadas em pessoas a partir dos três anos. A terceira dose é destinada para a população acima de 12 anos. Já a quarta dose pode ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais ou população imunossuprimida acima de 12 anos.

Sair da versão mobile