Coronel Silva Neto – Foto: Esequias Araujo
Uma mudança efetivada nesta terça-feira, 2, pelo governo foi o deslocamento do coronel Silva Neto para o Comando Geral da Polícia Militar, no lugar de Jaizon Veras, que foi para a reserva.
Na condição de comandante-geral da Polícia Militar, Silva Neto revelou que a nova função é a realização de um sonho e uma promessa feita ao seu pai. “Eu estou cumprindo uma promessa que fiz ao meu pai, de que chegaria a comandante-geral da PM e devo isso ao senhor. Agora, é trabalhar pelo povo do Tocantins e traduzir esse trabalho em sensação de segurança para o povo”, frisou ao governador Mauro Carlesse.
Júlio Manoel da Silva Neto é coronel da Polícia Militar do Tocantins, onde ingressou em 1998. Possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Militar do Estado de Goiás; pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de Polícia Judiciária Militar pela Unitins. Foi secretário-chefe da Casa Militar do Tocantins; comandou a 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM, em Palmas; 3ª Companhia do 8º BPM, em Paraíso; 4ª CIPM, em Araguatins; 5ª CIPM, em Tocantinópolis; 2º BPM, em Araguaína. Foi subcomandante do 5º BPM, em Porto Nacional; da Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas; e do 1º BPM, em Palmas.
Foi oficial R/2 de Infantaria do Exército Brasileiro, servindo no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado em Maceió. Foi comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão da Companhia Fox Uno, no Rio de Janeiro (Operação Rio I); do 2º Pelotão da Companhia Fox III, no Espírito Santo (Operação Reconquista II) e Oficial Auxiliar do Fiscal Administrativo Base de Comando Fox IV, no Rio de Janeiro (Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos). Também foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial Militar pela Polícia Militar de Alagoas, Medalha do Sesquicentenário pela Polícia Militar de Goiás, Medalha de 10 anos pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar do Tocantins, Medalha Amigos da Marinha e Diploma de Amigos do Espírito Santo.