Demanda antiga da comunidade de Taquaruçu, o sinal HD de TV aberta no Distrito já está ativo desde o último dia 1º de junho de 2019. A novidade foi autorizada pela prefeita Cinthia Ribeiro durante a solenidade de transferência da sede administrativa do Executivo e Legislativo Municipal, que ocorre naquela data todos os anos.
O servidor público Jacinto Pereira notou a recepção do sinal em casa no mesmo dia. Na casa dele agora são cinco pessoas atendidas com o sinal. “Já tinha muito tempo sem receber o sinal. Agora estou aproveitando, principalmente, para ver as notícias de Palmas e também do Estado”, disse.
Vale ressaltar que oscilações do sinal nas primeiras semanas de retransmissão são esperadas neste período. “Este período inicial é de avaliação e leva algumas semanas para ajudar na identificação de qual será a frequência definitiva do sinal retransmitido”, explica o técnico em telecomunicações, Ricardo Azevedo.
A torre fica instalada no centro do Distrito, na Rua 8. No entanto, é a geografia de Taquaruçu a principal razão das interferências tendo em vista que o relevo acidentado e os ventos comuns na região favorecem a oscilação do sinal. Ainda segundo o técnico, a altitude região traz muitas interferências assim como a frequência das torres de telefonia que há por ali. “Estamos monitorando tudo isso.”
Por isso, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Antonio Trabulsi Sobrinho, pede a compreensão da população sobre oscilações que ainda ocorrem neste período de avaliação da estabilidade do sinal. O investimento na reforma da torre já existente em Taquaruçu e na compra do novo transmissor e antena para transmissão de sinal digital foi de R$ 51 mil, segundo a Seisp.
Fonte: Secom Palmas
________________________________________________________________________