Miracema do Tocantins – Divulgação
Matéria atualizada às 18h
Lucas Eurilio
Um nota de repúdio contra a diretora regional de ensino de Miracema do Tocantins foi encaminhada nesta sexta-feira, 13, à nossa equipe. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), Elvina Gomes de Souza testou positivo para covid-19 e não teria recomendado o afastamento de toda a equipe.
Ainda conforme a nota, o Sindicato diz estar indignado e ressaltou que mesmo sem ser uma norma obrigatória, o afastamento dos trabalhadores é questão de bom senso para que eles sejam protegidos.
Questionada, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes informou que a diretora da regional de fato testou positivo para a doença, mas que diante da confirmação, imediatamente, todos os servidores da sede da DRE foram dispensados e o prédio sanitizado.
Em nota a secretaria disse ainda que “As atividades na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) só foram retomadas após as 14h do dia 11 de novembro”. (veja íntegra do final da matéria)
Veja na íntegra o que disse o Sintet Regional de de Miracema
É com sentimento de indignação que tomamos conhecimento da fala da Diretora Regional de ensino de Miracema, Elvina Gomes de Souza, que, tendo a mesma testado positivo para covid-19, não recomendou aos demais funcionários da sua equipe o afastamento necessário.
Segundo recomenda os órgãos reguladores da saúde, após a confirmação de um caso da COVID -19 dentro de um local de trabalho (empresa, instituições e afins) é necessário afastar os funcionários por 7 dias fazer a sanitização do local e só após retornar as atividades, já pessoas com sintomas da doença devem permanecer no isolamento domiciliar no período de 14 dias e também os do grupo de risco, com comorbidades, gestantes ou pessoas com mais de 60 anos, além de realizar a desinfecção do local periodicamente, mesmo sem casos confirmados.
“Sabemos que não existe uma norma obrigando isso, mas é uma questão de bom senso por parte da gestão no sentido de proteger os funcionários, o que no caso, não ocorreu”, disse Iata Anderson Vilarinho presidente do Sintet regional de Miracema.
“Não precisa se apavorar não, se alguém tiver contaminado ai dentro já está, precisa fazer o teste, o ambiente quando tem uma pessoa contaminada, o vírus só circula por 24 horas, depois de 24 horas o vírus não existe mais, após a sanitização não tem problema nenhum, quem teve que pegar, infelizmente já pegou… se cuidem, mas eu não vejo grandes problemas não, se a gente tiver que fazer isso, a gente pode fazer mas eu não vejo problema em relação ao período que eu estive aí”, diz a diretora em áudio encaminhado a sua equipe da regional.
“A atitude da direção da D.R.E. é de descaso com a vida dos profissionais lotados e com suas famílias, é uma atitude no mínimo inconsequente”, diz Iata. O sindicato defende a vida, o respeito aos servidores e ao cuidado com a vida e com as famílias. O presidente do Sintet afirma que não houve respeito por parte da gestora ao período de afastamento dos servidores para evitar a contaminação e relata que mesmo os servidores que trabalham diretamente com a diretora, como a assessora de gabinete e a secretária que não foram para o isolamento, continuam no ambiente de trabalho.
O “período de incubação” da COVID-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias. Esse período se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja íntegra de nota da secretaria
NOTA
Assunto: Medidas de Prevenção da Covid-19 na DRE de Miracema
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes informa que a diretora Regional de Educação de Miracema, Elvina Gomes de Souza, testou positivo para Covid-19 na terça-feira, 10. Diante da confirmação, imediatamente, todos os servidores da sede da DRE foram dispensados e o prédio sanitizado. As atividades na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) só foram retomadas após as 14h do dia 11 de novembro.
Para evitar a possível propagação do vírus, ainda na terça-feira, a gestora orientou aos integrantes da equipe a observarem quaisquer sintomas. Mediante a manifestação de indícios de contaminação, os mesmos deveriam ser afastados das atividades e realizar o exame da Covid-19.
É importante destacar que a segurança dos servidores é um dos cinco pilares instituídos pela Seduc para manutenção das atividades administrativas essenciais. A Pasta enfatiza que as DRES e unidades de ensino são orientadas a proceder com todas as medidas sanitárias necessárias à prevenção da transmissão do Coronavírus, primando pela saúde dos profissionais da educação e estudantes.