Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sintet aciona MPE sobre situação de contratados no Estado: “Educação não é mercadoria”, diz presidente

José Roque, Presidente do Sintet - Foto Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), protocolou oficio junto ao Procurador Geral de Justiça do Estado do Tocantins (PGJ/MPE-TO), José Omar de Almeida Júnior e no Gabinete do Deputado Estadual, Junior Geo (PROS), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, noticiando a situação dos trabalhadores em regime de contratos temporários na Rede Estadual de Educação.

Muitos destes profissionais atenderam ao chamamento da Gestão para continuar a ocupar as vagas e iniciarem o trabalho desde o início do calendário escolar 2019, porém, qual surpresa, estão sendo preteridos por outros contratados enviados diretamente pelo Palácio Araguaia, e, segundo consta, da lista de políticos pactuados com o Governo.

Na condição de representante dos profissionais da Educação, conforme art. 1º e 2º do seu Estatuto Social e ainda pelo princípio da representação processual inerente aos sindicatos, o Sintet faz noticia e cobra a devida intervenção das autoridades junto as instituições competentes.

O Sintet lamenta e repudia veemente tal situação de desrespeito, descaso, desmando e abuso de poder por parte da Administração Estadual, que primeiramente não cumpre a Constituição Federal, ao não realizar concurso público para contratação de pessoal.

O Governo sequer proporciona, pelo princípio da moralidade pública, uma seleção desses profissionais, deixando a cargo dos políticos locais e deputados a nomeação e exoneração destes, numa política coronelista vergonhosa, ultrapassada e ilegal, uma vez que os critérios para contratação são meramente políticos. Essa situação escabrosa e vergonhosa em nada contribui para a melhoria da Educação estadual, muito pelo contrário, sujeita a Educação a mero problema político.

“É necessário que sejam tomadas as devidas providencias sobre a situação destes profissionais, que estes sejam tratados com dignidade e respeito, e mais uma vez denunciamos a necessidade de realização de concurso público para a Educação neste Estado, Educação não é mercadoria”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

O outro lado

Procurada pela Gazeta no último sábado a pasta da Educação encaminhou nota na qual afirma: A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que os contratos dos servidores que estão em atuação nas unidades escolares da rede estão sendo preparados e as assinaturas dos mesmos terão início nesta semana.

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile