Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sirenes da Usina de Lajeado serão acionadas em treinamento das forças de segurança nesta 4ª

Usina de Lajeado - Foto - Divulgação

No período envolvendo esta quarta, quinta e sexta-feiras, moradores de Lajeado e integrantes das Forças de Segurança do estado vão simular exercícios de fuga e atendimentos com contexto de catástrofe. O trabalho vem sendo estudado há meses e visa treinar a todos os envolvidos, estabelecer locais de fuga, de apoio e deixar claro quais órgãos devem atuar diante de um acidente com possível rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.
O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, é um dos parceiros chave dos trabalhos, que em comando unificado com outros parceiros,  Exército Brasileiro, Investco, Prefeitura de Lajeado, Defesa Civil Municipal de Lajeado, Capitania Fluvial Araguaia Tocantins (Marinha do Brasil), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) realizam o simulado.
Cerca de 250 pessoas ligadas às Forças de Segurança deverão atuar, além dos moradores que vão ouvir a sirene tocar como se fosse uma situação real, de alarme, sinalizando para uma fuga urgente, sobretudo aqueles que estão em áreas abaixo da barragem e próximas do rio.
O Exército, além de atuar com um helicóptero, vai também ofertar ações sociais para a população local, como atendimento médico, odontológico, entre outros.
Sair da versão mobile