Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sistema que vai revolucionar identificação biométrica na segurança do TO é lançado com agradecimento especial a bancada


A ASPA – Associação dos Papiloscopistas do Estado do Tocantins e FENAPPI – Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação fizeram um jantar nesta sexta-feira, 20, para lançamento do Sistema ABIS (Sistema Automatizado de Identificação Biométrica).

As entidades  agradeceram a bancada federal pela aquisição do Sistema. O recurso foi viabilizado pelos parlamentares federais tocantinenses. O evento contou inclusive com participação da coordenadora da bancada, deputada Professora Dorinha e o policial Ariston representou o senador Eduardo Gomes.

Dorinha articulou o recurso ainda em 2018 e conseguiu a liberação junto com a bancada.

O investimento visa dar mais qualidade aos serviços prestados pela segurança pública, por meio dos Institutos de Identificação, beneficiando diretamente o cidadão tocantinense.

As entidades e a secretaria de segurança pública fizeram vídeos agradecendo a bancada federal pela destinação do recurso.

Publicidade

Agradecimento a senador

Os entes da polícia agradeceram toda bancada e destacaram também a ajuda e recursos destinados pelo senador para as forças de segurança ao longo do seu mandato.

“Ficamos muito feliz por esse trabalho, por essa articulação e queremos ainda pedir mais recursos e apoio incansável do nosso senador”, disse a presidente, Naides César.

O secretário de segurança pública, Wlademir Costa fez questão também de agradecer. “Quero agradecer ao senador Eduardo Gomes pelo apoio a esse projeto que hoje é um sonho que virou realidade, quero aproveitar o senhor com todo seu carisma, bondade e coração forte que pulsa que compartilhe conosco o sonho da cidade da Polícia”, pediu.

O representante do senador, Ariston, um dos mais preparados quadros da polícia civil do Tocantins reafirmou o apoio de Gomes para as forças de segurança. “Seu gabinete está á disposição e portas abertas para atender toda população tocantinense “, disse.

O sistema

Dentre as funções do sistema estão fortalecer o processo de identificação civil, resultando em um melhor atendimento à população, com agilidade e segurança na emissão da carteira de identidade; potencializar a capacidade investigativa e o índice de resolução de crimes; e possibilitar a integração e a verificação de indivíduos, por meio de comparações biométricas com as diversas bases já existentes nos estados, bem como na Polícia Federal. Além disso, visa à aquisição de equipamentos e sistemas mais modernos e ágeis; à incorporação dos arquivos físicos para a base digital; ao registro em arquivos digitais dos dados capturados na aplicação de todas as novas biometrias, bem como dos resultados periciais.

Além disso, o Abis possibilitará a ampliação dos registros no banco de dados, abrangendo os cadastros dos visitantes do sistema carcerário e dos servidores com carteiras funcionais a serem emitidas pela SSP/TO; a ampliação do acesso e da utilização do banco de dados pelos agentes da Secretaria; o maior controle e segurança nos locais de acesso restrito; a obtenção de imagens para inclusão nos laudos e captura de imagens de vestígios para fins de pesquisa forense; o fornecimento de serviço de conferência multibiométrica mais seguro.

Sair da versão mobile