Um adolescente internado no Centro de Internação Provisória (Ceip) Central de Palmas testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que administra o sistema socioeducativo. Este é o primeiro caso de um interno a testar positivo dentro de uma unidade do sistema.
De acordo com a Seciju, o adolescente está isolado com sintomas leves da doença. O colega de alojamento dele foi isolado preventivamente, mas não apresenta sintomas. Ele também deve realizar testes. Os funcionários que tiveram contato com o menor diagnosticado com o coronavírus foram orientados a permanecer em casa. Eles também vão fazer exames.
A Seciju disse que tem tomado as medidas necessárias para garantir a saúde de servidores do Sistema e, principalmente, dos socioeducandos. Informou ainda que por determinação do secretário da pasta, Heber Fidelis, suspendeu visitas e a entrega de alimentos pelas famílias, além de destinar locais de isolamento para novos ingressos no Sistema.
Segundo a secretaria, a administração têm promovido rotineiramente ações de limpeza, higienização e desinfecção de todo os ambientes; estabeleceu o uso obrigatório de máscara dentro da unidade, o contato mínimo entre agentes e socioeducandos e orientou o seguimento do plano de contingência do Socioeducativo.
Esta pasta informou também que o médico do sistema socioeducativo tem feito visitas periódicas a todas as unidades e tem articulado junto às secretarias municipais de saúde testes rápidos. Explicou ainda que os membros do Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo têm realizado reuniões semanais para tratar sobre as demandas, atendendo às recomendações das autoridades de saúde com ações pontuais em todas as unidades.
Fonte: TV Anhanguera