Ícone do site Gazeta do Cerrado

Socorro inédito ao Tocantins! Três aeronaves chilenas chegam neste domingo para reforçar combate ao fogo

Equipe Gazeta do Cerrado

Algo inédito vai acontecer neste domingo, no reforço do combate ao fogo ao Tocantins. O Estado receberá no início da tarde três aeronaves chilenas de combate ao fogo vindo para Palmas. As informações foram encaminhadas pelo Exército à nossa Redação.

Cada uma leva 2 pilotos e 3 mil litros de água.

A Operação

Militares do 22o Batalhão de Infantaria do Exército (22o BI), Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins prosseguem na missão de Garantia da Lei e da Ordem, determinada pelo Presidente da República, atuando junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na missão de combate as queimadas no estado do Tocantins.


Nesta sexta-feira, 28, as ações foram desenvolvidas na Ilha do Bananal, nas Serras do Carmo e do Lajeado, e outras regiões de Palmas. Cerca de 150 civis e militares atuam no terreno no combate aos focos de incêndio e conscientização da população na Ilha do Bananal e 50 nas proximidades da Capital.


A logística inclui viaturas de transporte militar e civil, ambulâncias e uma aeronave H225M, da Marinha o Brasil, utilizada para o transporte de pessoal às regiões de difícil acesso e para o lançamento de água no combate ao fogo.


Foi ativado um Centro de Operações (COP) no quartel do 22o BI, com a finalidade de receber as missões do Escalão Superior e para realizar o planejamento e coordenação das ações a serem desenvolvidas na área de responsabilidade do batalhão. O monitoramento da eficácia do trabalho realizado e a identificação de novos focos de incêndio florestais são realizados através de sobrevoos diários sobre o estado do Tocantins.

Sair da versão mobile