Ícone do site Gazeta do Cerrado

‘Sol de rachar’: Umidade do ar pode atingir 12% e deixa quase todo o TO em estado de alerta

Palmas – Foto – Divulgação

Lucas Eurilio

Com a temperatura podendo chegar a 36º em várias regiões do Tocantins, incluindo a Capital, nesta segunda-feira, 16, é melhor se preparar, porque além do calor, a umidade relativa do ar pode atingir hoje níveis baixímos e ficar entre 20 e 12%.

Um alerta de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme o órgão há riscos de incêndios florestais e à saúde da população.

O tempo seco pode causar ainda ressecamentos em partes do corpo como o nariz, pele, pés, mãos e desconforto nos olhos.

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que o nível de umidade do ar seja de pelo menos 60%, ideal para manter a saúde dos humanos.

Dicas

É necessário se hidratar nesse tempo de seca. Beba água, suco naturais, caso seja possível. Evite se expor ao sol durante o período de calor intenso, use roupas leves e evite também praticar atividades físicas debaixo do sol. Use hidratante, protetor solar para pele e umidifique o ambiente, se der.

Incêndios

Nesta época do ano o Tocantins registra várias queimadas e é necessário que a população fique atenta. O Estado ocupa um triste ranking de queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o TO é o 5º com focos de incêndios ficando atrás apenas do Maranhão, Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Em caso de incêndios, acione a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e/ou órgãos competentes.

Leia mais sobre o assunto

Triste ranking: Tocantins é um dos estados que mais queima no país

 

 

Sair da versão mobile