Ícone do site Gazeta do Cerrado

Som alto: otorrinolaringologista orienta quem vai curtir ou trabalhar no carnaval

(Divulgação)

Você sabia que ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva? No período da folia, alguns aparelhos de sons atingem intensidades sonoras de até 120 decibéis e podem causar danos irreversíveis à audição.

Como explica o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues. “A audição perdida devido ao som alto não é recuperada. Além de danificar as células auditivas. Algumas pessoas podem ter alterações auditivas e se não tratada de forma adequada pode levar à surdez”, disse.

Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico -Facial (ABORL-CCF) é necessário que o folião mantenha uma distância de dez metros do equipamento e não se exponha por muito tempo a ruídos de forte intensidade.

“O folião pode curtir o carnaval. Mas, é recomendado que ele não fique tão perto das caixas de som de um trio elétrico ou carro de som. Os equipamentos de shows têm potência alta e que alcança uma certa distância. Orientamos, ainda, o uso de protetores auriculares, no caso de quem estiver trabalhando na folia, já que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos”, explica o especialista.

Os pais ou responsáveis devem tomar alguns cuidados em relação aos bebês ou crianças. “Dependendo local ou do volume emitido pelo aparelho de som, os menores podem ficar irritados com o som alto. É importante que no período da folia, os pais fiquem atentos e protejam os ouvidos com protetores e os mantenham distância desses equipamentos, finaliza.

Sair da versão mobile