Ícone do site Gazeta do Cerrado

SOMOS: 1º projeto de mandato coletivo da capital quer furar bolha tradicional na Câmara

Com bandeiras da representatividade e diversidade, transparência e eficiência, “SOMOS” entra na disputa por uma vaga na Câmara de Palmas

O SOMOS é oficialmente candidato a vereador em Palmas. Essa é a primeira proposta de candidatura coletiva da Capital, do Tocantins e do Norte do Brasil, que conta com a participação do servidor público federal, Alexandre Peara, candidato oficial que terá o nome e foto na urna, e ainda com a administradora e pesquisadora Thamires Lima e o estudante de arquitetura e urbanismo Augusto Brito, que entram no projeto como covereadores.

Conforme Peara, essa foi uma forma pensada para “furar a bolha tradicional que sempre se perpetua no poder legislativo de Palmas”. Ele reforçou que o Projeto já existe no Brasil desde 2016 e já deu certo em Estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

“Esse ano haverá um recorde de candidaturas coletivas pelo País. A gente se sente muito grato em ser pioneiro nessa proposta inédita por aqui. Nos últimos meses explicamos a ideia, o que é um mandato coletivo, construímos propostas e já realizamos ações efetivas pelo município de Palmas. Cada um de nós como cidadãos comuns, já desenvolveu algo pela Capital, mas recebemos muito mais aqui na nossa cidade. Queremos retribuir agora tudo o que conquistamos aqui”, destacou.

Além de servidor público federal há mais de 15 anos, Peara também é jornalista, advogado e especialista em Gestão Pública, Contratos e Compras Governamentais. Neto de quebradeira de coco é natural de Wanderlândia, no extremo norte do Tocantins, e veio para Palmas ainda em 1997. Trabalhou na gestão de saúde em hospitais do Estado, como o HGP, e na parte de licitação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), instituição em que era Gerente de Administração.

Bandeiras

Uma das principais bandeiras defendidas pelo SOMOS é a da Representatividade e Diversidade. Nesta pauta está incluída a defesa dos direitos da mulher, da comunidade LGBTQIA+, da juventude, da negritude, de combate a gordofobia, da inclusão, do fortalecimento do voluntariado em Palmas, da aproximação do legislativo municipal com a pesquisa e com as universidades, entre outras bandeiras esquecidas pelo parlamento de Palmas. Além disso, também é defesa do coletivo a questão da transparência e eficiência do mandato.

“Quando falamos de transparência, queremos que todos os gastos parlamentares sejam acessíveis ao povo da nossa cidade e queremos que seja no formato disponibilizado pela Câmara dos Deputados, que é referência em transparência na América Latina. Também já batemos o martelo e não vamos aceitar nenhuma regalia. Na parte da eficiência, vamos criar uma agenda de fiscalização do poder público, especialmente em áreas essenciais para a cidadã e o cidadão, como educação, mobilidade urbana e saúde. Não é somente uma cabeça decidindo o futuro de Palmas individualmente. São três em um, trabalhando de forma conjunta, representativa, transparente e eficiente”, reforçou Peara.

Sair da versão mobile