Ícone do site Gazeta do Cerrado

Sonho da comunidade, Luzimangues inaugura nova UBS em clima de maturidade política; Ao lado de Ronivon, Dorinha destaca compromisso com distrito

De Luzimangues- Maju Cotrim

IMG_1275

Luzimangues recebeu segunda-feira, 29 de janeiro, a UBS Alzira Batista Mendes, localizada no setor Boa Vista, em Luzimangues. O evento de inauguração conta com a presença do prefeito, da senadora e de várias outras autoridades.

A unidade reforça o sistema público de saúde do distrito e terá capacidade para atender cerca de 2,3 mil pessoas por mês.

A obra custou R$ 1,25 milhão, com recursos do Ministério da Saúde destinados pela senadora Professora Dorinha Seabra.

Participaram do evento a senadora Dorinha, o deputado Carlos Gaguim, vereadores e líderes do distrito. O clima de maturidade ficou claro sem nenhum ingrediente de disputa política nos discursos. Até o vereador licenciado Soares Filho, que é oposição, compareceu ao lado da senadora Dorinha, que não foi apoiada por Ronivon em 2022 mas mantém seu compromisso parlamentar com a cidade.

A senadora Professora Dorinha reafirmou sua ligação e empenho com Porto e Luzimangues. A senadora falou dos benefícios que tem levado para o distrito. “LUZIMANGUES já reúne hoje pelo menos cinco cidade estariam aqui dentro, sei que é uma luta justa porque o povo deseja melhor atendimento”, disse.

A parlamentar elogiou o trabalho do prefeito Ronivon: “fui muito bem votada em Porto e tenho que retribuir”, disse.

Ela falou da construção de uma escola de tempo integral no distrito. Ao todo são cerca de R$ 50 milhões destinados pela senadora para Porto e Luzimangues.

O gestor da cidade admitiu que há fragilidades mas que a inauguração já é uma resposta que a população precisa sobre o trabalho da gestão.

“Essa mulher sensível, comprometida e honesta, obrigado por confiar no nosso trabalho”, agradeceu á senadora.

“A mim cabe seguir trabalhando firme”, disse o gestor.

Discursos

O vereador João Justino, autor do pedido para a obra, falou da dificuldade dos moradores de acesso á saúde antes da unidade. “Valeu a pena estender a mão ao Ronivon, não me arrependo em nenhum momento”, disse. Ele agradeceu a senadora pelo recurso.

O morador Barbosa Alves falou da importância deste movimento: “não precisamos majs ir para o outro lado, não acreditava que essa obra ia sair tão rápido como saiu”, disse.

“No governo do prefeito Ronivon as obras são concluídas”, defendeu o vice Joaquim do Luzimangues ao pedir aos políticos presentes o asfalto de acesso ao Moía.

Nova UBS

Segundo a prefeitura, Com duas equipes ESF (Estratégia Saúde da Família), a UBS funcionará das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O local contará com consultas médicas, odontológicas, sala de vacina e atendimento de enfermagem, com quase duas dezenas de pessoas trabalhando.

Alzira Batista

Falecida em maio de 2000, Alzira Batista Mendes, que dá nome à unidade, foi uma das primeiras moradoras da região de Luzimangues no já distante ano de 1988. Ainda criança, chegou em Porto Nacional em 1945. Em 1958, casou-se e, com muita luta, criou oito filhos.

Sair da versão mobile