Ícone do site Gazeta do Cerrado

SPU Tocantins concede guarda provisória de imóvel à UFT para futura instalação da Casa do Estudante em Palmas


A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) assinou nesta sexta-feira, 15, às 9h, o Termo de Guarda Provisória de um imóvel destinado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a futura instalação da Casa do Estudante no Campus Palmas.

O imóvel, anteriormente ocupado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), está localizado na Quadra 302 Norte, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, no município de Palmas/TO. De acordo com informações da SPU/TO, o espaço abrange uma área total de 4.680,00 m², com 1.288,00 m² de área construída, e está avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões.

Durante a assinatura do Termo de Guarda Provisória do imóvel, o Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy Cesar dos Passos Júnior, afirmou que há uma grande parceria entre a SPU/TO e a UFT, e que essa entrega é uma dentre muitas que estão sendo formalizadas. O projeto da Casa do Estudante atenderá à demanda de habitação estudantil e será um espaço de extensão universitária.

“Acreditamos que esta destinação do imóvel para a UFT cumpre com a função social e os interesses sociais tão presentes nas políticas públicas defendidas pelo nosso atual governo. Vamos oferecer mais acesso e permanência na educação aos nossos estudantes, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como indígenas e quilombolas. Além disso, parte das vagas será destinada aos estudantes do Programa de Residência Médica da UFT. É realmente uma entrega importante para nós da SPU/TO”, ressaltou.

Segundo a Reitoria da UFT, além dos benefícios diretos aos estudantes que residirão na Casa, a gestão da Universidade prevê uma economia de cerca de R$ 6 milhões já no primeiro ano de implantação. A estrutura incluirá também uma Escola de Extensão, destinada a atender demandas da comunidade externa, com um auditório e salas de reunião. De acordo com a UFT, além da redução dos custos orçamentários, essas ações visam ampliar o alcance social da Universidade, representando um avanço significativo na educação inclusiva e de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento social do Estado do Tocantins. “Essa moradia estudantil fecha um ciclo em busca de garantir a permanência dos nossos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Quero agradecer e reconhecer o papel que a SPU/TO vem desempenhando na gestão do patrimônio aqui no Tocantins, sendo sensível às necessidades da nossa região”, afirmou o Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFT, Maykon Costa Alves, “a Casa do Estudante é uma conquista muito importante para auxiliar na permanência dos estudantes na universidade”. Em sua fala, Maykon agradeceu ao Superintendente da SPU/TO por atender prontamente ao pedido do DCE na destinação do imóvel para a instalação da Casa do Estudante do Campus Palmas.

Estiveram presentes também no ato de assinatura do Termo de Guarda Provisória do imóvel, o Deputado Federal Ricardo Ayres; o Deputado Estadual Júnior Geo; o representante do gabinete da Senadora Dorinha Seabra Rezende, Marcelo Lucena; o Vice-Reitor da UFT, Marcelo Leineker; o Diretor do Campus Palmas da UFT, Moisés de Souza Arantes; o Coordenador da SPU/TO, Rafael Amorim, além de servidores da UFT e da SPU, e estudantes que serão beneficiados com a entrega do prédio.

 

Conheça a Futura Casa do Estudante do Campus Palmas da UFT

De acordo com o projeto inicial da Casa do Estudante do Campus Palmas, a estrutura contará com 15 apartamentos, cozinha coletiva, banheiros, sala de estudos, salas de reuniões e um auditório com capacidade para 70 pessoas, além de áreas de lazer, como quadra de areia e quiosques. Estima-se que aproximadamente 80 estudantes terão residência na Casa. Sua localização estratégica proporcionará aos estudantes fácil acesso a serviços essenciais e de lazer na cidade, incluindo a proximidade com o Campus da UFT, o Restaurante Comunitário, o SESC Palmas, Unidades de Saúde e espaços culturais, fortalecendo assim a integração com a comunidade local e ampliando as oportunidades para os estudantes.

Sair da versão mobile