Um subtenente da Polícia Militar (PM) foi demitido da corporação após ter sido considerado culpado por furtar R$ 8 mil durante uma abordagem policial na TO-222, em Araguaína, no norte do estado. A decisão de demissão foi tomada pelo Conselho de Disciplina e publicada na portaria n° 6.533 do Diário Oficial.
O crime ocorreu em 18 de janeiro de 2020. Na ocasião, após uma abordagem na TO-222, uma vítima procurou o comandante para relatar o desaparecimento do dinheiro. Após ser questionado, o subtenente confessou o furto, e a quantia foi encontrada próxima ao local da abordagem ao veículo da vítima.
O militar foi detido na época e teve a prisão preventiva decretada. Ele era concursado e integrava a PM desde maio de 1993. Atualmente, consta como inativo – na reserva – no portal da transparência do Governo do Estado, recebendo pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).
A pena de demissão foi imposta pelo comando-geral da PM, seguindo a decisão do conselho de disciplina instaurado. De acordo com a PM, o ex-servidor tem o direito de recorrer da decisão junto ao chefe do poder executivo para tentar reverter a situação.