Em Dianópolis, a senadora Kátia Abreu (PDT/TO) reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e líderes da região Sudeste. No encontro, foi discutido o Plano de Desenvolvimento Regional para a região Sudeste e o consórcio de prefeituras. Após ouvir as demandas apresentadas por cada prefeito, Kátia listou as prioridades para o Sudeste e as mais citadas são a necessidade de asfalto, construção de pontes em estradas vicinais e construção de açudes. Kátia irá destinar emendas para a aquisição de máquinas e equipamentos para o consórcio executar obras de asfalto e construção de açudes, poços artesianos e tanques de piscicultura.
O Plano de Desenvolvimento Regional conta com 18 entidades parceiras, dentre elas o Sebrae/TO e a UFT (Universidade Federal do Tocantins), que estavam presentes na reunião e apresentaram as soluções para problemas enfrentados na região. O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, por exemplo, fez a exposição sobre métodos de sanar danos causados pela seca que afeta o Sudeste. Ana Lúcia, vice-reitora da UFT, falou sobre eficiência na gestão municipal.
“Nós estamos trabalhando num cenário de muita dificuldade no Brasil, no Tocantins e nas cidades, mas nesses momentos de crise precisamos arregaçar as mangas e encontrar soluções para superar”, alertou Kátia acrescentando que “a economia desses municípios pode alcançar números surpreendentes”, enfatizou a senadora.
O Plano de Desenvolvimento Regional também prevê a regularização de terrenos urbanos com criação da planta de valores e titulação dos terrenos. Kátia Abreu buscará a implementação de ursos à distância (superior, tecnológico e técnico) para as cidades que não tem universidade. Outra ação é a desburocratização para criação de empresas e implantação SIM (Sstema de Inspeção Municipal) onde não existe.
TURISMO
O eco-turismo foi outro setor abordado na reunião. A estruturação e sinalização dos pontos de atrativos; capacitação profissional; investimentos nos laboratórios de gastronomia são ações também eleitas no encontro com os prefeitos do Sudeste.
O prefeito de Paranã, Fabrício, saiu confiante da reunião. “Essa iniciativa da senadora Kátia Abreu de fazer consórcio das predruteas vai mudar a realidade da nossa região, estou ansioso pra começar os trabalhos”, disse o prefeito.
“Tenho certeza que os prefeitos que compareceram nessa reunião irão colher bons frutos dessa parceria que a senadora apresentou aqui. Nossa região sofre com a seca e outras dificuldades i iniciativas como essa é que nos dão esperança”, disse o prefeito de Combinado, Lindolfo.