Ícone do site Gazeta do Cerrado

Surfando em uma nova onda; Veja o que dizem especialistas sobre a Covid em Porto Nacional

Foto Montagem Deny Oliver

Por Prof. Dr. Atamis Antonio Foschiera e Geógrafo Jair Souza da Silva

A situação da Covid-19 tem piorado consideravelmente nos últimos dias em Porto Nacional. Não é uma exclusividade desse município, muito pelo contrário, mas é sobre ele que vamos nos deter. Não se tem confirmação se uma nova variante do Corona Vírus tem influenciado o aumento considerável de casos e internação em Porto Nacional, mas segundo um médico que atua no Hospital Regional de Porto Nacional, devido à rapidez de disseminação e o aumento considerável de hospitalização, isso é bem possível.

Em relação ao número de portuenses que estavam hospitalizados diariamente, conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Porto Nacional, no auge da pandemia em 2020, o máximo de internações devido à Covid-19 foi de 19 pessoas, no dia 19/08/2020. Já no dia 03 de março de 2021 eram 24 pessoas. Esse aumento considerável se deu nas duas últimas semanas. Cabe destacar que no mês de novembro houveram semanas que não havia nenhum portuense hospitalizado pela Covid-19, conforme destaca gráfico abaixo.

 

1

 

Porto Nacional não tem UTI e os que necessitam são, geralmente, transferidos para Palmas. Agora, com as UTIs lotadas em Palmas e Gurupi, conforme dados apresentados pela Integra Saúde Tocantins, a situação fica ainda mais difícil. É possível que ocorra o mesmo que se sucedeu em Manaus, onde haviam pessoas aguardando liberação de leitos clínicos e de UTI. Para que isso não ocorra é necessário tanto uma ação do poder público, como que iniciativas individuais de se proteger, seguindo as normas difundidas desde o início da pandemia.

O número de óbitos também passou a se acelerar a partir de 2021. No dia 01 de janeiro de 2021 Porto Nacional contabilizava 56 óbitos, sendo que no dia 03 de março eram 74, conforme destaca gráfico abaixo. Na publicação do Boletim Epidemiológico do dia 05 de março de 2021 já eram apresentados 76 óbitos.

2

Outro fator diferencial nessa nova expansão da Covid-19 é a distribuição geográfica dos casos na cidade de Porto Nacional. Aumentou o número de bairros com elevado número de pessoas com Covid-19, sendo alguns deles menos populosos e que abriga pessoas com condições financeiras menos privilegiadas, conforme destaca o mapa abaixo.

O Decreto Municipal Nº 438, de 05 de março de 2021, publicado pela prefeitura de Porto Nacional, vem colaborar com a prevenção da Covid-19 nesse momento de grande preocupação, mas é fundamental a colaboração dos munícipes para sua efetivação.

Outro fator fundamental é a prefeitura fazer ampla divulgação da situação da Covid-19 no município, utilizando as diferentes mídias e redes sociais. Sem a visão clara do que ocorre no município as pessoas não tem a consciência da gravidade do problema, dando a impressão que tudo acontece em outros locais que a grande mídia divulga, não percebendo o que ocorre em seu próprio quintal.

Prof. Dr. Atamis Antonio Foschiera – UFT/Porto Nacional – Curso de Geografia.

Jair Souza da Silva –  Geógrafo pela UFT/Porto Nacional e mestrando pela UFCat.

Sair da versão mobile