Ícone do site Gazeta do Cerrado

Suspensão das visitas nos presídios é prorrogada no Tocantins

Apenas reeducandos da Capital receberão o benefício - (Foto: Jesana de Jesus/G1)

O governo prorrogou por mais trinta dias as visitas nos presídios e unidades socioeducativas do Estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Prorrogar o prazo de suspensão de visitas nas Unidades Prisionais do Estado, conforme a Portaria SECIJU/TO no 386, DE 1o DE JUNHO DE 2020, publicada no Diário Oficial no 5.617, de 05 de junho de 2020, pelo prazo de 30 (trinta) dias, a partir do término do prazo estipulado naquela portaria”, propõe o ato oficial.

Em Guaraí 19 presos e agentes testaram positivo para a Covid, em Augustinópolis o número passou de 60 e outras unidades também tiveram casos de Covid confirmados.

A portaria prevê ainda em caráter excepcional, a disponibilidade de uso de meio eletrônico, de televisita e de outros meios eletrônicos para a realização da comunicação dos reeducandos, adotando todos os procedimentos necessários enquanto perdurar o estado de emergência.

A portaria suspende ainda os Processos Administrativos Disciplinares em trâmite, no âmbito das Unidades Prisionais, cabendo à cada Diretor providenciar as respectivas prorrogações.

Publicidade

Conforme a portaria Continuam suspensas

I – as visitas e a entrega particular de gêneros alimentícios (Cobal), em TODAS as Unidades Prisionais do Estado, visando a proteção dos Servidores, dos Presos, dos Familiares e dos Visitantes;

II – as atividades escolares, bem como as visitas de entidades religiosas e Organizações da Sociedade Civil (OSC), salvo as devidamente autorizadas previamente pelo SISPEN/SECIJU;

III – os atendimentos de advogados, salvo necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos;

IV – as transferências estaduais e interestaduais de presos, salvo as devidamente autorizadas previamente pelo SISPEN/SECIJU.

Lockdown

O Governo do Tocantins instituiu a 4ª fase da operação Lockdown nos presídios, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus entre os detentos. A medida começou a valer em maio e terminaria neste mês, mas foi prorrogada pelo Estado até o dia 6 de julho. Neste período, fica proibido o ingresso de novos presos nas unidades carcerárias, com exceção de 16 presídios.

Veja os presídios que poderão receber novos detentos:

Região I

Região II

Região III

Região IV

Região V

Sair da versão mobile