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Taguatinga: Paulo Roberto fala em caos financeiro e diz ter recebido “rombo” de quase R$ 2,5 milhões

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado, , 23 de janeiro, o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, apresentou um balanço sobre as dívidas deixadas em aberto pela administração anterior. O rombo identificado até aqui se aproxima de R$ 2,5 milhões e acumula débitos como folha de pagamento de servidores contratados e concursados e encargos, segundo ele.

As informações e dados são da prefeitura de Taguatinga.

Os números foram apresentados pela secretaria municipal de finanças, que diz ter feito levantamento minucioso nas contas do município, detalhando o débito ao prefeito, que deve reunir os secretários municipais para esclarecer a real situação financeira do município, com o objetivo de montar um plano estratégico para recuperação dos cofres públicos municipais.

Para o prefeito, o município “vive um caos financeiro” deixado pela gestão anterior. Paulo Roberto afirma que buscará todos os meios para equilibrar as contas. No atual momento, o município de Taguatinga, contabiliza débito no valor R$ 2.308.234,84. Dívida deixada em restos a pagar.

Segundo a prefeitura, o pagamento referente ao 13° de servidores efetivos e contratados do quadro geral, é de R$ 84.103,82 além de encargos bancários, que somam R$ 167,00. A folha de dezembro e 13° salário dos servidores da saúde, totalizam R$ 493.526,05 além de R$ 646,29 de encargos bancários. Nos fundos municipais de educação e assistência social a dívida deixada soma R$ 463.194,15 e mais 456,54 de taxas bancárias, conforme alega a atual gestão.

Além disso, a prefeitura diz ter R$ 927.687,74 de dívidas com encargos sociais, com o Fundo Municipal de Previdência Social, o TaguaPrev e Igeprev. Entre encargos com pensão alimentícia, empréstimos consignados e a ASPMET, o rombo seria R$ 86.910, 47, segundo divulgou a atual gestão.

Para resolver a situação, o prefeito Paulo Roberto, busca alternativas, dentre elas, renegociação de dívidas, redução do quadro de servidores contratados e valores de contratos, fortalecimento do programa de refinanciamento de dívidas, além de outras ações que deverão ser apresentadas nos próximos dias. “A população pode ficar tranquila, que vamos trabalhar para devolver dignidade ao nosso povo. Já estamos opções de créditos e emendas juntos aos parlamentares tocantinenses em Brasília (DF), além de estarmos realizando um estudo minucioso nas contas do município, afim de identificarmos o que causou esse rombo nas contas públicas municipais, e assim acionarmos o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), bem como Ministério Público Estadual (MPE) e Polícia Federal (PF). Não vamos lamentar o que já passou. Vamos trabalhar, resolver a situação. Cabe aos órgãos de controle apurarem e responsabilizar quem tem que ser responsabilizado”, enfatizou o prefeito informando que além destas dívidas, existe um débito de R$ 251.805,48 com precatórios que estão em atraso.

O espaço está aberto caso a gestão anterior queira se manifestar.

Veja os dados apresentados pela atual gestão no link abaixo:

LEVANTAMENTO DESPESA

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