Ícone do site Gazeta do Cerrado

Taguatinga: Tribunal aponta dano milionário e se manifesta por rejeição das contas do ex-prefeito Miranda

Equipe Gazeta do Cerrado

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio das sessões virtuais e por videoconferência das Câmaras e do Pleno, analisou seis contas de prefeitos e seis de ordenadores de despesas.

Dente as contas, as anuais de 2020 do município de Taguatinga, tendo como gestor Altamirando Zequinha Gonçalves Taguatinga tiveram parecer pela rejeição. Na análise do processo foram localizados Créditos por Danos ao Patrimônio não esclarecidos no valor de R$ 1.146.180,94.

 

Publicidade

O Conselheiro José Wagner Praxedes Presidente em exercício  foi o Relator. A decisão está publicada no Diário do órgão.

Irregularidades

O órgão apontou várias irregularidades.

O outro lado

O espaço está aberto para a manifestação da defesa do ex gestor.

 

Recomendação

O órgão fez as seguintes recomendações:

8.3. Ressaltar o fato de que a manifestação ora exarada se baseia exclusivamente no exame de documentos de veracidade ideológica apenas presumida.

8.4. Determinar a publicação deste Parecer no Boletim Oficial do Tribunal de Contas, na conformidade do artigo 341, §3º, do Regimento Interno, para que surta os efeitos legais necessários.

8.5. Determinar o encaminhamento de cópia do Relatório, Voto e Parecer Prévio ao atual gestor(a), para conhecimento e atendimento das recomendações.

8.6. Esclarecer à Câmara Municipal que, nos termos do artigo 107 da Lei Orgânica desta Casa, deverá ser encaminhada cópia do ato de julgamento das contas pela Câmara Municipal a esta Corte.

8.7. Determinar a Secretaria da 2ª Câmara que adota a providência disposta no art. 35 do Regimento Interno desta Corte de Contas.

8.8. Determinar o encaminhamento dos presentes autos à Diretoria Geral de Controle Externo para anotações, em seguida à Coordenadoria de Protocolo Geral para arquivamento.

Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Sala das Sessões, em Palmas, Capital do Estado, aos dias 02 do mês de maio de 2023

Sair da versão mobile