Ícone do site Gazeta do Cerrado

Talismã vira polo de cirurgias oftalmológicas do Consórcio CODER e mais de 150 pessoas são operadas; Projeto recebeu emenda parlamentar

Cirurgias oftamológicas em Talismã – Foto: ASCOM/ATM

 

O Consórcio para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER) realizou nesta quarta-feira e quinta-feira, 23 e 24, em Talismã, no extremo Sul do Estado, mais de 150 cirurgias oftalmológicas em pacientes dos municípios de Araguaçu, Figueirópolis, Jaú do Tocantins e Talismã. Executado pelo CODER, em parceria com o IDESP, o projeto está sendo financiado com recursos de emenda parlamentar e visa reduzir a fila de espera para as cirurgias eletivas.

 

Além de facilitar as parcerias entre os Municípios na cessão de máquinas, o CODER passou a direcionar seus projetos para a área da Saúde, especificamente para a execução de cirurgias eletivas. “Foi uma importante decisão direcionarmos também nossa atuação para promover ações de saúde que chegasse na ponta, nas pessoas, em quem mais precisa. Foram mais de 150 pessoas que renovaram suas esperanças em ter maior qualidade de vida e uma saúde oftamológica”, disse o anfitrião, prefeito de Talismã, Diogo Borges, que também é presidente em exercício do CODER.

 

 

Em Talismã, mais de 150 pacientes foram contemplados, advindos dos municípios de Araguaçu, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, além do próprio Município sede. “Eu vejo com bons olhos esse projeto, considerei super rápido todo o processo, nós fizemos a avaliação e logo veio a cirurgia. Então, é de grande importância, pois muita gente não tem condições de pagar. O consórcio tá de parabéns pela realização dessa ação. A sociedade só tem a ganhar com isso e esperamos que venham mais projetos assim”, disse Dayane Rodrigues de Oliveira Lima (43), tabelião em Jaú do Tocantins, uma das contempladas na ação.

 

Dayane e os demais pacientes foram avaliados e direcionados para cirurgias oftalmológicas contra a catarata e o pterígio. O procedimento é simples e rápido, e não é invasivo como outras cirurgias eletivas. Após a realização de todas as cirurgias, a equipe médica do IDESP orientou os pacientes sobre os procedimentos necessários a serem realizados posteriormente, além da entrega de medicamentos como colírios.

 

 

O projeto foi financiado por meio de recursos do senador Eduardo Gomes, na ordem de R$ 3 milhões. “O senador Eduardo Gomes abraçou essa causa de prontidão, entendendo a necessidade do povo e as grandes chances de sucesso quando ações são feitas de modo consorciada. Nosso muito obrigado, Senador Eduardo Gomes, por financiar essa grande ação”, disse a prefeita de Jaú do Tocantins, Luciene Araújo.

 

O CODER realizou as cirurgias em Talismã, onde mais de 150 pessoas foram atendidas. O próximo polo cirúrgico a receber as cirurgias será em Dueré, dia 28 de outubro, e deverá atender os Municípios de Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré e Santa Rita. Posteriormente, em novembro, deverá operar nos polos de Peixe e Paranã.

 

 

Fotos: ASCOM/ATM

Sair da versão mobile