Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tambaqui de 28 quilos é pescado no lago de Palmas

Peixe com quase 30 quilos foi capturado após 40 minutos de luta — Foto: Arquivo Pessoal

Um tambaqui de impressionantes 28 quilos foi fisgado no lago de Palmas, quase dobrando a média de peso dessa espécie. O peixe foi capturado próximo à Praia da Graciosa por Eduardo Ramon, empresário e chefe de cozinha que administra um dos flutuantes turísticos na região.

A captura desse exemplar, que mede 85 centímetros, surpreendeu até mesmo os mais experientes pescadores. A luta para dominar o peixe durou cerca de 40 minutos, revelando a força e resistência do tambaqui.

O tambaqui é o segundo maior peixe de escama de água doce, ficando atrás apenas do pirarucu. Apesar disso, encontrar um tambaqui dessa magnitude no lago da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães não é comum.

A espécie não é nativa da bacia do Tocantins e, provavelmente, esse exemplar foi introduzido na região durante a prática de peixamentos realizada anos atrás para repovoamento. Durante as décadas de 1980 e 1990, as usinas hidrelétricas soltavam alevinos de diversas espécies como medida compensatória após o enchimento dos lagos.

Apesar de não ser produzido puro no Tocantins, o tambaqui é altamente apreciado e é a espécie mais produzida na região norte do país. Sua presença no lago de Palmas surpreendeu e as imagens da captura rapidamente se espalharam pelas redes sociais, impressionando os amantes da pesca e da natureza.

Sair da versão mobile