Ícone do site Gazeta do Cerrado

Teatro de fantoches orienta idosos sobre como identificar sinais de abuso em crianças e adolescentes

Divulgação

Mudanças bruscas no comportamento são os principais sinais possíveis em uma criança vítima de abuso ou exploração sexual. A informação foi repassada a frequentadores do Parque da Pessoa Idosa, em Palmas, que  puderam assistir na manhã desta terça-feira, 22, uma apresentação de teatro de fantoches sobre o assunto que é o foco da campanha “Faça Bonito” durante o mês de maio.

A ação, assim como outras atividades da campanha que são voltadas para orientação sobre o assunto, foi desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palmas. A coordenadora do Creas, Núbia Cristiane Zago Garcia, explica que os fantoches ajudam a explicar de modo mais compreensivo, tanto para adultos como para crianças, o que não se pode fazer com uma criança e ainda exemplificar como a observação do comportamento de vítimas permite o adulto atento entender o que pode estar se passando.

Divulgação

A aposentada Danúzia Martins Himaratsu, 77, gostou da apresentação. “Os fantoches fizeram tudo parecer mais interessante e que nos permitiu interagir e entender como tudo ocorre. Realmente é muito importante que nós adultos possamos identificar essa situações e entender como ouvir a criança através de um momento de atenção”, disse a aposentada.

Qualquer pessoa pode denunciar um caso de violação de direitos de crianças ou de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes através do Disque Denúncia 100. A ligação é gratuita e o denunciante tem, caso deseje, sua identidade preservada.

Confira o restante da programação de alerta para o assunto e que continua nos próximos dias em escolas da Capital.

Programação

Sair da versão mobile