Segundo secretário, há testes em quantidade suficiente.
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, falou sobre a questão dos exames para identificação do Covid-19 durante reunião do comitê gestor na última terça-feira, 31. Ele destacou que por determinação do governador Mauro Carlesse foi realizada a aquisição de insumos para atender a demanda dos tocantinenses.
No entanto, existe dificuldades de entrega pelos fornecedores, mas adiantou que não existe casos de exames pendentes. “Temos quantitativo de testes para atender todo o Estado e toda a demanda que o Lacen [Laboratório Central do Estado] recebe, Já fizemos próximo de 2 mil testagens e não temos nenhum exame pendente”, explicou, ressaltando ainda que o Hospital Geral de Palmas (HGP) está com 17 leitos prontos e vazios para atender os pacientes acometidos pela Covid-19.
Conforme a Gazeta já divulgou, o Tocantins vai receber mais 4.200 testes ainda esta semana para reforçar os estoques.
Edgar Tollini enfatizou ainda que os secretários municipais estão orientados para atender qualquer demanda e que o plano do Estado de combate à doença já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e que o Tocantins conta com 800 leitos desocupados, que podem ser usados, sem comprometer o atendimento convencional de urgência e emergência.