Ícone do site Gazeta do Cerrado

Temperaturas que variam entre 40ºC e 39Cº são registradas em Palmas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ontem a temperatura máxima em Palmas bateu recordes e chegou a 40,1°C, batendo o recorde anterior de 39,9°C, que ocorreu em 1 de junho. Hoje a temperatura deve chegar a 39º C.

Ainda ontem, quem também bateu recorde de temperatura foi Brasília e Goiânia. Na capital federal, os termômetros marcaram 31,8°C, já em Goiânia a temperatura chegou aos 35,3°C.  O recorde de calor anterior era de 31,4°C e 35,0°C, em Brasília e Goiânia, respectivamente. A informação é do O Popular.

Umidade no ar 

A grande intensidade de calor das últimas semanas e a intensificação do período de estiagem já vem gerando alterações na umidade relativa do ar no Tocantins. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje na Capital, a umidade mínima pode chegar a 15%.

Em outras 13 cidades, de acordo com Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, ontem a umidade variou entre 15% e 20%. Palmas, Pedro Afonso, Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe, Paranã, Dianópolis e Mateiros estão em Estado de Alerta.

Publicidade

Na última segunda-feira, Formoso do Araguaia chegou a registrar 11% de umidade, o que representa Estado de Emergência. Uma das grandes preocupações da baixa umidade do ar é a incidência no aumento de número de incêndios. De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil, o major bombeiro Diógenes Madeira, a população precisa ficar atenta aos perigos desse período.

“Os efeitos das queimadas não prejudicam apenas o meio ambiente. Toda essa fumaça produzida gera complicações respiratórias na saúde da população, que já sente os efeitos da baixa umidade. Todos precisam colaborar, evitando a exposição prolongada ao sol e em hipótese alguma, realizar queimadas em áreas florestais ou urbanas”, afirmou.

Fonte: jornal do Tocantins

Sair da versão mobile