Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tempestades podem afetar 51 cidades do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para 51 cidades da metade sul do Tocantins. As regiões sul, sudeste e sudoeste do estado podem ser atingidas por fortes chuvas na madrugada entre esta sexta-feira (3) e o sábado (4). A expectativa é de ventos de até 60km/h e até 50 milímetros de chuva nas cidades da região.

De acordo com o Inmet, as condições climáticas na região possibilitam o corte de fornecimento de energia elétrica, e ainda trazem risco de queda de galhos de árvores e alagamentos. O instituto orienta os moradores a não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos durante as chuvas e a colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.

Além do Tocantins, outros nove estados e o Distrito Federal também têm áreas com alertas amarelos e laranjas. A lista completa das cidades afetadas pode ser consultada no site do instituto.

Cidades enfrentam problemas
Desde o começo da temporada de chuvas várias cidades registraram alagamentos e problemas com o escoamento das águas. No dia 13 de fevereiro, um depósito de gás desabou em Guaraí após uma tempestade. Também choveu bastante em Colinas do Tocantins, onde duas pessoas ficaram ilhadas após um córrego transbordar.

No final de janeiro Palmas também enfrentou problemas. As ruas alagaram em algumas partes da cidade em função dos bueiros entupidos e da falta de rede de escoamento nos dias 18 e 21. Motoristas tiveram problemas para atravessar ruas em que os carros ficaram praticamente encobertos e moradores tiveram prejuízo com a água invadindo algumas casas.

Sair da versão mobile