Maju Cotrim
Última semana para as eleições no Tocantins. Nos 10 maiores colégios, segundo as últimas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo andar das campanhas já é possível ter um cenário inicial de tendência em alguns colégios.
Claro que campanha eleitoral “só acaba quando termina” como afirma um dito popular mas após dias de campanhas e mesmo com pesquisas polêmicas em tantos lugares é possível ter um termômetro com base no clima ate agora.
Em Palmas, as últimas pesquisas registradas nacionalmente mostram ampla vantagem da prefeita Cínthia Ribeiro do PSDB que disputa com outros 11 candidatos, um número recorde. A oposição, por sua vez, busca estratégias finais com narrativas. A eleição na capital teve poucas polêmicas e nenhum fato novo predominante até agora que pudesse alterar a tendência inicial indicada pelo cenário eleitoral na capital. Nestes últimos serão serão visitas, reuniões, caminhadas e uma intensificação natural do pedido do voto.
Em Araguaína, segunda maior cidade do Estado, a disputa é morna e sem polêmicas até agora. Segundo as pesquisas registradas o candidato de Ronaldo Dimas, Wagner Rodrigues lidera na disputa com o deputado do MDB, Elenil da Penha. O discurso da continuidade tem sido latente na cidade.
Em Gurupi disputa polarizada entre Josi Nunes do PROS e Gutierres Torquarto do PSB. A eleição na cidade é uma das mais agitadas com crescimento de Josi Nunes, segundo as últimas pesquisas registradas. Josi tem apoio do governador Mauro Carlesse e pode ser a primeira melhor eleita, Gutierres tem como padrinho político o tio, prefeito Laurez Moreira. Os debates da reta final tem sido importantes para mostrar os candidatos frente a frente.
Em Porto Nacional pelo menos três candidatos correm atrás do voto popular e polemizam a eleição: o ex-prefeito Otoniel Andrade do PTB, o atual Joaquim Maia do MDB e Ronivon Maciel do PSD. Na cidade pesquisas registradas mostraram cenários diferentes para os três primeiros lugares e haja polêmica e troca de farpas entre os três. A cidade vive uma “guerra eleitoral”.
Em Paraíso do Tocantins, eleição também morna assim como Araguaína. Segundo as pesquisas registradas afirmam o candidato Celso Morais do MDB lidera a disputa. Ele é apoiado pelo prefeito Moisés Avelino. A oposição busca mobilizar e segue na luta.
Na capital do Bico, Araguatins, disputa também acirrada entre o atual gestor Cláudio Santana do MDB, Aquiles da Areia do PP e o ex prefeito Rocha Miranda do PTB. É uma das disputas mais acirradas das últimas eleições. Os três correm atrás da preferência e estes últimos dias por lá são mesmo decisivos.
Em Tocantinópolis, o prefeito Paulinho busca reeleição e disputa com o tio Salomão. Nestes últimos dias houve uma polêmica e Salomão foi parar no hospital após ter dito ser agredido por um apoiador do adversário. Eleição quente na cidade nesta reta final.
Em Colinas, quatro disputam a prefeitura. A última pesquisa registrada divulgada mostra vantagem do atual gestor Adriano Rabelo do MDB que trabalha firme pela reeleição. Pela oposição estão no páreo Raimundinha do PSD, Dr Kasarin do PSL e Gilmar Carneiro no Podemos.
Em Guaraí a disputa está entre os vereadores Saboinha Júnior do SD é Fátima Coelho do Democratas. Na cidade a disputa esquentou nos últimos dias com movimentações dos dois lados e ida de apoiadores. Esta semana será decisiva para acentuar a tendência eleitoral na cidade.
Na Terra das Dianas, Dianópolis, no Sudeste do Tocantins disputa também quente este ano. São quatro candidatos na busca pela preferência: Jose Salomão do PT, Jailton Bezerra do Republicanos, Professora Francisca do Avante e Hagahús Neto do PTB. Salomão, que é ex prefeito, apareceu liderando as pesquisas registradas divulgadas e agora na reta final Jailton tem intensificado para polarizar a disputa. Na cidade há uma forte polarização entre PT e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Dentre os 10 maiores colégios em cinco os gestores buscam reeleição. Em quatro deles (Araguaína, Gurupi, Paraíso e Guaraí) os atuais prefeitos estão de corpo e alma nas campanhas para fazerem os sucessores.
Dos maiores colégios, quatro tem mulheres na disputa majoritária e segundo as últimas pesquisas, há possibilidade real de duas das três maiores do Tocantins serem governadas por mulheres.
Seja onde a disputa está mais quente e acirrada ou onde está morna o sentimento deve ser um só: o popular. É que vença os melhores projetos para estas cidades tão importantes para o desenvolvimento do Tocantins.
Acompanhe todos os detalhes da cobertura eleitoral aqui na Gazeta em tempo real.