Ícone do site Gazeta do Cerrado

Testes para diagnóstico de sífilis acontecem em toda a Capital; mais de 270 casos foram registrados em Palmas, afirma Prefeitura

Foto: Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas

 

Equipe Gazeta do Cerrado

A partir deste sábado, 12, até o dia 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas fará ações para alertar e orientar a população sobre a prevenção da sífilis. A Infecção Sexualmente Transmissível (IST) tem cura e pode ser tratada gratuitamente nos centos de saúde.

As ações serão realizadas em toda a Capital. Além de testes rápidos que poderão ser feitos em todas as unidades de saúde, profissionais também farão na frente de boates, em praias e universidades de Palmas.

Segundo o Ministério da Saúde, palmas está entre os 100 municípios prioritários.

Publicidade

Conforme a Prefeitura, todos os 24 centros de saúde do município oferecerão teste rápido para o diagnóstico da infecção.

De acordo com a Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Semus, apenas em 2018 foram diagnosticados 588 casos de sífilis, sendo 373 casos de sífilis adquirida, 166 de sífilis gestacional e 49 de sífilis congênita.

Nos primeira seis meses de 2019, já foram registrados 279 casos confirmados. São 202 de sífilis adquirida, 63 gestacional e cinco congênita.

Confira a programação:

2 de outubro (sábado)

14 de outubro (segunda-feira)

15 de outubro (terça-feira)

16 e 30 de outubro (quartas-feiras)

17 de outubro (quinta-feira)

18 de outubro (sexta-feira)

19 de outubro (sábado)

21 de outubro (segunda)

21 e 23 de outubro (segunda e quarta)

24 de outubro (quinta-feira)

24 e 25 de outubro (quinta e sexta)

29 e 30 de outubro (terça e quarta)

30 e 31 de outubro (quarta e quinta)

31 de outubro (quinta)

UFT – das 17 às 22 horas – Semana Acadêmica Integrada ‘1º Seminário do Campus Palmas’ – O Projeto Sexualidade Responsável fará Testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) na Unitins com orientações de prevenção contra IST, panfletagem, orientações individuais e em grupo, distribuição de preservativos, além de encaminhamentos dos casos positivos (solicitação de exames e encaminhamento para CSC de referência).

Sair da versão mobile