Ícone do site Gazeta do Cerrado

Testes rápidos para diagnósticos do HIV estão disponíveis em Araguaína

Estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína os testes rápidos de diagnóstico do HIV, detecção da sífilis e hepatites virais B e C. Os testes podem ser realizados a partir do dia 2 de agosto, em setes UBS. O interessado deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e agendar o atendimento.

O objetivo principal da realização dos testes rápidos é contribuir para melhorar a qualidade da atenção às pessoas com infecções do trato reprodutivo e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Qualquer pessoa poderá realizar os testes.

DST

As DST estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo.  Essas doenças que, por algum descuido, o indivíduo posa contrair facilita a transmissão do HIV, por isso, as equipes de saúde passaram a ter atenção redobrada nos últimos anos, orientando a população.

Para o controle das DST é que são realizados diagnóstico e tratamento no âmbito clínico. No entanto, é necessário também que toda a população tenha acesso às atividades preventivas, com o objetivo de identificar e tratar os possíveis casos o mais precocemente possível.

Com o aumento ao acesso do diagnóstico de DST em gestantes e para realizar o tratamento em tempo oportuno, a Atenção Básica do Município, através da Rede Cegonha, tem uma rede de cuidados que assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada, à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança.

UBS

Os testes serão realizados nas seguintes UBS: Araguaína Sul, UBS Avany Galdino, no Bairro São João; UBS Couto Magalhães, localizada no mesmo setor; UBS Doutor Francisco, na Vila Aliança; UBS Doutor Dantas, no Setor Costa Esmeralda; UBS Doutor Raimundo Marinho, no Setor Maracanã; e na unidade do Setor Ponte.

Fonte: Prefeitura de Araguaína

Sair da versão mobile