Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tire suas dúvidas sobre o documento de identidade para a realização dos processos de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa aos condutores que forem realizar processos de abertura da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação, adição ou mudança de categoria e emissão de segunda via, devem estar atentos ao prazo de validade do documento de identidade do cidadão (RG/CNI).

Além disso, os usuários do Detran/TO precisam manter o cuidado com o estado de conservação do material e a fotografia do documento deve estar compatível com o condutor no atual momento.

Prazos do CNI

Conforme o decreto nº 10.977 do ano de 2022, o Governo Federal estabeleceu os prazos de validade para a nova Carteira Nacional de Identidade (CNI) dos brasileiros. Os prazos são:

Até 12 anos de idade incompletos- documento válido por 5 anos;

De 12 anos até 60 anos incompletos- documento válido por 10 anos;

Acima de 60 anos – o documento tem validade indeterminada.

Os modelos antigos de identidade têm normalmente 10 anos de validade, contados a partir da data de emissão do documento.

A antiga identidade ainda é válida

O decreto 10.977/2022 estabelece que a identidade antiga ainda é válida, tendo os cidadãos até 10 anos para realizar a adequação ao novo modelo.

Outros documentos de identificação

É válido ressaltar que também servem como documento de identidade para emissão da habilitação, a Carteira Expedida pelos Comandos Militares, Certificado de Reservista ou Dispensa de Corporação (com foto ou não), Carteira de Órgão de Classe e Fiscalizadores de Exercício Profissional, Carteira de Identidade Estrangeiro, Passaporte Brasileiro e Permissão para Dirigir (PID).

Sair da versão mobile