Brener Nunes
No dia em que foi apresentada uma proposta de Título de Cidadão Tocantinense ao presidente Jair Bolsonaro, o deputado Elenil da Penha (MDB) também apresentou um projeto de lei que estabelece critérios para a homenagem.
A proposta do título ao presidente foi apresentada pelo deputado tucano Olyntho Neto.
Segundo Elenil, o Título de Cidadão Tocantinense é uma homenagem, mas não deve se algo rotineiro. “Eu sempre tenho defendido na Casa, que o título de cidadão é a homenagem, ela não pode ser apresentada como algo que fique rotineiro, é algo que realmente haja um reconhecimento da população. Assim, igualmente o reconhecimento nas urnas. É isso que tenho defendido incisivamente aqui na Casa Legislativa”, afirmou o parlamentar.
Elenil ainda complementa afirmando que “o Título de Cidadão é a homenagem com representação do povo. O deputado apresenta a homenagem , ela passa pela CCJ, para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Aprovada, volta para plenário e vai para o governador sancionar. “Portanto, tenho um projeto de lei que está sendo apreciado que é para definir critérios para a entrega de títulos de cidadão”, ponderou.
Já o deputado Olyntho, ressalta que nesta atual gestão federal tem investido em várias obras de infraestrutura com pavimentação de rodovias no Sudeste e Sul. Assim como, a pavimentação da BR-230, entre a divisa do Estado do Pará com o Estado, entre outras importantes obras no Tocantins.
“Depois de ver várias medidas tomadas pelo nosso presidente Bolsonaro que visam beneficiar a população brasileira e, em especial a do Tocantins, propomos o Título Cidadão Tocantinense em agradecimentos ao Presidente, por não medir esforços para o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos prestes a assinatura histórica do financiamento no valor de R$600 milhões de reais que irá beneficiar os 139 municípios do Estado”, destaca o deputado Olyntho Neto.