Ícone do site Gazeta do Cerrado

TO DE LUTO! Morre ícone da cultura quilombola do jalapão, Maurício, o “criador” da viola de buriti; Veja notas de pesar!

Maju Cotrim

O Tocantins está de luto. Morreu o compositor, poeta, cantor e Maurício do Mumbuca, o criador da viola de Buriti.

Ele teve complicações por Covid, foi intubado e não resistiu.

Ele é uma das grandes referências culturais do Tocantins e lutou pela difusão da arte quilombola chegando a rodar o país levando sua arte.

A Gazeta lamenta sua morte. Em junho nossa equipe esteve com ele no Mumbuca quando ele participou de gravações do livro e filme Guerreiras Quilombolas.

Maurício

Ele fez sucesso pelo Brasil com uma viola de Buriti criada pelo avô dele, na década de 1940. Maurício Ribeiro, morava em Mateiros, região do Jalapão. A viola de Buriti foi criada pelo avô, seu Antônio. O instrumento era parecido com uma rabeca, precursor do violino. Foi Maurício quem a adaptou para ser tocada como uma viola. Com o conhecimento adquirido pelo seu avô, o músico ensinou as crianças da comunidade do Mumbuca essa cultura de seus antepassados. A produção do instrumento é totalmente artesanal. As quatro cordas são feitas com linha de pesca. A matéria-prima é o Buriti, palmeira encontrada em abundância nas beiras dos rios de Mateiros. A afinação do instrumento é natural, assegurou o tocantinense.

 

Eduardo Gomes manifesta pesar 

O senador Eduardo Gomes lamentou a morte de Maurício e destacou sua trajetória e pioneirismo na cultura do Estado. “Representa a essência da cultura regional tocantinense, merece todas as homenagens e reconhecimento, minha solidariedade á família”, lamentou.

Governo lamenta

 

Nota de pesar pelo falecimento de Maurício Ribeiro Silva
02/10/2021
Com tristeza fui informado do falecimento de Maurício Ribeiro Silva, neste sábado, 2, vítima de complicações causadas pela covid-19.
Referência na luta social e cultural quilombola, Maurício do Mumbuca deixa um legado de resistência e de luta na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e de seus territórios. Cantor, compositor e poeta, será sempre reconhecido por compartilhar saberes dos povos quilombolas para todas as gerações.
Neste momento de luto, rogo ao nosso bondoso e eterno Deus que conforte e console os corações dos familiares e amigos, que se despedem de Maurício Ribeiro, neste dia.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Homenagem de Clayton Aguiar 
O Jalapão está de luto. A viola de buriti emudeceu e a voz do meu amigo Mauricio Ribeiro não vai mais ecoar no povoado do Mumbuca. Tive a alegria de estar com ele por duas vezes. Ele me disse que era ouvinte do meu programa na Rádio Nacional e cantei acompanhado por sua viola mágica. Meu coração está triste, mas o céu está em festa. Descanse em paz, meu amigo.
Clayton Aguiar
Radialista e cantor
Tom Lyra
Nota de pesar
É com profundo pesar e tristeza que recebi a notícia do falecimento de Maurício Ribeiro, neste sábado, 02, em decorrência de complicações da Covid- 19.
Maurício do Mumbuca, como era popularmente conhecido, foi poeta, cantor, compositor e acima de tudo um visionário da luta pela perpetuação, preservação e compartilhamento das tradições e saberes dos quilombolas para as gerações futuras. Foi sinônimo de luta pelos direitos das comunidades tradicionais, e através de sua arte, compartilhou saberes e deixou um legado importante para o Tocantins e suas violas de Buriti serão lembradas pelos anos vindouros.
Deixo registrada minha solidariedade aos familiares e amigos. Todo o Tocantins sente sua perda.
Tom Lyra
Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e Presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins
Sair da versão mobile