Ícone do site Gazeta do Cerrado

TO não pode ajudar em vacina contra Covid; Tollini rechaça politização da pandemia: “É momento de coalizão”

????????????????????????????????????

Maju Cotrim

Em coletiva o secretário da Saúde, Edgar Tollini disse que o Tocantins não tem laboratório nem indústria química para produção de vacina contra Covid e por isso não pode entrar no processo de produção.

“Estamos esperançosos na Oxford”, comentou. “Vacina precisa ser algo mais bem estudado que o medicamento”, comentou.

Politização da pandemia?

A Gazeta do Cerrado perguntou se Tollini considera haver uma tentativa de politização da pandemia por parte de alguns entes políticos. “A cadeia de condução é feita pelo governador. Não estamos aqui envolvidos com política”, disse. “Existe uma coisa chamada tripartite . É o momento de coalizão, não existe choque”, disse.

“A politização vai em choque com a responsabilidade do governo deste momento”, disse.

Publicidade

Leitos e UTIs

A ampliação da rede no Tocantins foi um dos pontos frisados pelo secretário. “Ampliamos 123 leitos e agora vamos ampliar para 10 leitos em Gurupi e 10 em Araguaína se conseguirmos que o ente privado consiga instalar lá”, disse.

Ele disse ainda: “aqui não se comemora óbito”.

“Temos trabalhado para que soframos minimamente os impactos”, disse.

Ele afirmou que já capacitou mil profissionais da rede estadual para a pandemia.

Respiradores

“Não existe 130 ventiladores, são 114”, disse após divulgação de número errado. Há 38 ventiladores aguardando para ser instalados nos novos leitos de UTI.

Sobre a bonificação dos servidores: “Eu gostaria que oferecêssemos um recurso para todo o profissional da saúde, são 14 mil profissionais, 75 milhões mensalmente mas estamos fazendo isso aí com muita responsabilidade e acima de tudo se alguém ficou de fora pode encaminhar o documento que será revisto”, disse.

E os recursos?

A Gazeta perguntou sobre o uso dos recursos e gastos com a pandemia. Ele disse que 82 milhões. “Já recebemos 93 milhões mais 12 milhões do ministério foram para custeio do hospital filantrópico em Araguaína”, disse.

“Tivemos o cuidado de observar e tentar ficar dentro de todos os ritos contratuais”, disse. Ele frisou que todos os 139 municípios do Tocantins receberam recursos além do Estado. “Cobre do gestor e do prefeito como ele está investindo o recurso, foram 127 milhões de reais, eles tem recursos”, pediu á população.

Abertura do Jalapão

O secretário comentou ainda sobre as condições sanitárias para reabertura do turismo no Jalapão. “Acho que devemos esperar mais”,disse.

Sair da versão mobile