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TO tem 60 trechos críticos e cerca de 70% da malha viária comprometida em rodovias; Veja o dizem o Dnit e a Ageto

Foto – Ageto/Divulgação

O Tocantins tem 70% da malha rodoviária pavimentada com algum tipo de problema, sendo considerada regular, ruim ou péssima. O diagnóstico faz parte da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Apenas 30% das estradas são consideradas boas ou ótimas.

A pesquisa foi feita em 2022 e considera toda a malha pavimentada das rodovias federais, além dos principais trechos estaduais, totalizando 3.573 quilômetros de rodovias no Tocantins. Foram analisados o pavimento, sinalização e geometria da via.

Durante o levantamento foram identificados 60 pontos críticos. Estes trechos apresentam situações atípicas que interferem na fluidez do tráfego e podem trazer riscos aos usuários e custos adicionais à operação. São exemplos: queda de barreiras, pontes caídas, erosão na pista, buracos grandes e pontes estreitas, entre outros.

A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou, em nota, que monitora mensalmente a malha rodoviária sob sua jurisdição e trabalha para garantir o melhor nível de serviço, a partir do orçamento disponível. (Veja nota completa abaixo)

Pavimentação

 

Segundo o levantamento 66,5% do pavimento da malha viária do estado apresenta problemas. Por outro lado, 33,5% têm condição satisfatória e 0,6% tem o pavimento totalmente destruído.

A buraqueira nas estradas é um problema antigo de norte a sul do estado. Os trechos considerados péssimos no estado são a TO-296 na região de Paranã, TO-020 em Palmas, e a TO-335 entre Palmeirante e Colinas do Tocantins.

Algumas rodovias têm sido reconstruídas, mas outras seguem em situação precária, inclusive trechos bem próximos da capital.

Sinalização e traçado

 

Os dados revelaram que 69,5% da extensão da malha rodoviária da região é considerada regular, ruim ou péssima. 30,5%, ótima ou boa. Além disso, 6,6% da extensão está sem faixa central e 11,7% não tem faixas laterais.

Para quem viaja pelo estado, por exemplo, não é incomum encontrar placas destruídas e até escondidas pelo mato às margens da rodovia.

As estradas do estado também apresentam problemas no traçado. Neste quesito, 67,4% da malha rodoviária do estado apresenta algum tipo de problema como a falta de acostamento (61,2%) e trechos com curvas perigosas que não tem sinalização (50,6%).

Custos e investimentos

 

A estimativa da CNT é de que as condições do pavimento no estado do geram um aumento de custo operacional do transporte de 37,0%. Isso vai se refletir diretamente na competitividade do estado e do país, assim como no preço dos produtos.

Seria necessário R$ 1,83 bilhão para recuperar as rodovias no estado, com ações emergenciais de restauração e de reconstrução.

Além disso, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 41,5 milhões de litros de diesel devido à má qualidade da malha rodoviária no estado. Esse desperdício custará R$ 189,58 milhões aos transportadores.

O que diz o Dnit

O DNIT monitora mensalmente a malha rodoviária sob sua jurisdição e trabalha para garantir o melhor nível de serviço, a partir do orçamento disponível. E mesmo diante de um quadro de severa restrição orçamentária, o Departamento tem atuado para dar continuidade às ações previstas no Plano Nacional de Logística.

A partir de um planejamento integrado e da valorização da gestão técnica foi possível assegurar a manutenção da malha rodoviária e entregar obras aguardadas há décadas.

Prova disso é que no último ano, 99,97% do orçamento foi efetivamente empenhado, o que demonstra de forma cabal o compromisso com a boa gestão e com o bom uso dos recursos públicos.

Atingimos o patamar de 96% da malha rodoviária federal coberta por contratos de manutenção e concluímos 4 mil quilômetros de revitalização, pavimentação e duplicação de rodovias no país.

O DNIT possui sua metodologia de avaliação das condições da manutenção do pavimento e da conservação das rodovias federais em todo o país. O Índice de Condição da Manutenção (ICM) tem o objetivo de manter uma radiografia atualizada das condições da malha federal sob jurisdição do DNIT. O monitoramento do ICM busca ainda utilizar as informações apuradas na tomada de decisões sobre investimentos.

E a Ageto o que diz?

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Em nota o órgão disse:

A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) informa que em 2022, primeiro ano da atual gestão, foi contratado mais de R$ 700 milhões em infraestrutura rodoviária no Estado do Tocantins.

Na verdade a pesquisa da CNT classifica como péssimo e ruim 31% de um total de 3.573 km de extensão pesquisados. Regular 38,7 %, nesse caso considerados transitáveis, porém com algum tipo de problema e 30% desta quilometragem considerados bons e ótimos.

Com relação aos investimentos em pavimentação de rodovias não pavimentadas, o foco está no atendimento a municípios relegados ao abandono e sem nenhuma rodovia pavimentada e trechos de produção agrícola. Estão em andamento as obras de pavimentação do trecho da TO-239, ligando Itapiratins a Itacajá com extensão de 32,05 km e na rodovia TO-248, o trecho que liga Santa Maria a Recursolândia, Lajeado/ Tocantínia, Campos Lindos/Serra do Centro, Lagoa do Tocantins/KM 50, Lago da Confusão/Barreira da Cruz

Além disso, foi implantado no corrente ano o Plano de Recuperação e Conservação de Rodovias que está sendo executado em 30 trechos rodoviários. Ao todo, o plano tem por objetivo executar a recuperação de base e reconstrução do pavimento asfáltico em mais de 2 mil km. As obras estão em franco desenvolvimento em todas as regiões, de Norte a Sul, beneficiando praticamente todos os 139 municípios.

Fonte – g1 to

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