Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantinense Eduardo Gomes participa de diálogo com Fux sobre relação entre Congresso e Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, recebeu na manhã desta terça-feira (21/6) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e um grupo com outros 11 senadores, entre eles líderes partidários e representantes da bancada feminina.

O Senador tocantinense Eduardo Gomes, que e líder no Congresso também participou do encontro. Articulador e amante do diálogo, ele tem se aproximado cada vez mais do judiciário.

O convite aos parlamentares foi feito pelo ministro Fux para agradecer pela boa relação do Senado com o Supremo, em razão da proximidade do encerramento de sua gestão no STF, em setembro.

Durante a conversa, foram tratados diversos temas, como a competência das duas casas, o papel das instituições, e a importância do diálogo e da necessária harmonia e independência entre  os três poderes.

Os senadores manifestaram preocupação com a elevada quantidade de decisões proferidas de forma individual pelos ministros da corte, mas o presidente Luiz Fux esclareceu que foram implantadas em sua gestão as sessões extraordinárias virtuais do Plenário para referendo de liminares deferidas monocraticamente.

Em entrevista após a reunião, o senador Rodrigo Pacheco disse que o encontro foi bastante amistoso e que esse diálogo entre Legislativo e Judiciário é um símbolo da boa relação e da harmonia entre o STF e o Senado.

Pacheco agradeceu ao ministro Fux pela gentileza do convite e reafirmou a disposição dos senadores de manter esse respeito institucional recíproco, sempre de forma propositiva e democrática, mesmo diante de alguma divergência.

“É muito importante essa busca do diálogo e do consenso, que foi o que marcou a relação entre o presidente do Supremo e o presidente do Senado nesse biênio da administração do ministro Luiz Fux”, afirmou Pacheco. 

Confira abaixo a lista de autoridades presentes na reunião:

Ministro Luiz Fux, presidente do STF
Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Senado
Davi Alcolumbre (União Brasil/AP)
Flávio Bolsonaro (PL/RJ)
Nilda Gondim (MDB/PB)
Weverton Rocha (PDT/MA)
Izalci Lucas (PSDB/DF)
Nelsinho Trad (PSD/MS)
Paulo Rocha (PT/PA)
Álvaro Dias (Podemos/PR)
Marcelo Castro (MDB/PI)
Eduardo Gomes (PL/TO)
Eliane Nogueira (PP/PI)

Sair da versão mobile