Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantinenses esperam em média seis meses para fazer perícia no INSS; Tempo de espera é o maior do Brasil

Ministro da Previdência Social Carlos Lupi disse que até o fim do ano a espera de de 45 dias – Foto – Reprodução Twitter

Equipe Gazeta do Cerrado

O Ministério da Previdência Social divulgou dados que mostram que o Tocantins é o estado com maior tempo de espera do Brasil para se realizar uma perícia no Instituto Nacional de Seguro Nacional (INSS).

Conforme a pasta, o assegurado espera em média seis meses e sem a perícia, o trabalhador não consegue receber o benefícios federais aos quais têm direito.

Segundo matéria publicada pelo G1 Tocantins, no estado possuem em média 13.397 aguardando em uma fila de espera para fazer o procedimento. No Brasil, esse número é de mais de 1 milhão de pessoas.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse em uma entrevista no programa Voz do Brasil, nesta segunda-feira, 22, que esse é o maior desafio da sua gestão à frente da pasta.

Lupi destacou ainda que estão em curso, mutirões para reduzir esse tempo de espera, principalmente em regiões mais remotas.

No Tocantins, até o fim do ano, o INSS disse que espera reduzir o tempo de seis meses para 45 dias. Outros dois Estados do Norte, como o Amazonas e Roraima, também estão nesta lista de maior tempo de espera, assim como Sergipe no Nordeste.

Ainda conforme destacou Carlos Lupi em entrevista, uma parceria com o Ministério da Saúde no próximo mês, pretende informatizar os atestados médicos para fins de licença de saúde. De acordo com o ministro, 30% desses documentos chegam ao INSS completamente ilegíveis.

*Com informações do G1 Tocantins

 

 

Sair da versão mobile