Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins assina protocolo com Maranhão, Piauí e Bahia para ações de incentivo à agricultura

Foto: Ascom Seagro/ Governo Estado

Os secretários de Agricultura dos Estados do Matopiba, nova e última fronteira agrícola brasileira, assinaram nesta terça-feira, 15, em Palmas, um protocolo de intenções visando constituir a elaboração de um termo de cooperação técnica entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O objetivo do termo é desenvolver ações conjuntas voltadas aos trabalhos de pesquisa, extensão rural e ambiental, implementando ações de incentivo ao agronegócio e agricultura familiar, bem como facilitar a articulação operacional entre as instituições envolvidas. Participou o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa; a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Andreia Amorim; além de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A secretária estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Piauí, Simone Araújo, não pode estar presente, mas já agendou reunião com o secretário tocantinense César Halum.

“O encontro foi extremamente positivo”, avaliou o anfitrião e idealizador da parceria secretário César Halum. “Com o envolvimento e o compromisso de cada secretário, formamos um bloco altamente consistente. A voz do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins serão uma só na defesa do nosso crescimento, permitindo o nosso avanço nas áreas de plantio, bem como na parte comercial, negociando em bloco os nossos produtos e fazendo com que o mercado reconheça o selo de qualidade dos produtos do Matopiba”, comemorou ele.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa, reforçou a importância da união entre os estados. “Estamos tratando de uma região importante para o país que é uma fronteira agrícola nacional. A nossa soma de forças deve ser exemplo para o Brasil e o mundo, pois temos produção de qualidade e quantidade que ainda pode ser aumentada” disse, acrescentando que “tenho certeza que a soma de forças dos estados vai fortalecer todos os produtores do Matopiba, agregando valor na produção”.

Para a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Andreia Amorim, a inciativa fortalece as fronteiras, principalmente no combate as doenças, como a febre aftosa. Ela destacou ainda que a parceria visa buscar recursos para setor do agronegócio, beneficiando os estados. “Nós do Maranhão, estamos comprometidos também com a questão da agricultura sustentável, que é futuro da agricultura. O desenvolvimento do agronegócio passa pela sustentabilidade”, finalizou ela.

Visita

Os secretários visitaram ainda a estação de produção de alevinos e tilápia na Aquabel, instalada na fazenda São Paulo, em Brejinho de Nazaré. O estado do Maranhão e parte do estado da Bahia adquirem seus alevinos no Tocantins. “Da visita já temos resultados práticos”, adiantou o secretário Halum, informando que técnicos das secretarias de Agricultura do Maranhão e Bahia visitarão em breve o projeto para fazer um estágio e conhecer mais sobre as tecnologias aplicadas.

Agenda de trabalho

A próxima reunião de trabalho ficou agendada para o dia 14 de novembro em São Luís, Maranhão. Na oportunidade já serão promovidas ações integradas para o fortalecimento das cadeias produtivas e do agronegócio na região do Matopiba. Os secretários estaduais de Meio Ambiente e Comunicação dos quatro Estados também vão participar, fortalecendo e intensificando as ações referentes ao agronegócio.

Ascom Seagro/ Governo Estado

Sair da versão mobile