Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins chega com pé direito: Eduardo Gomes é indicado para ser 2º secretário da mesa do Senado

Senador Eduardo Gomes

Maju Cotrim

Na Chapa única apresentada para composição da mesa diretora do Senado, o senador do Tocantins, Eduardo Gomes concorre, indicado pelo MDB, ao cargo de segundo-secretário da Casa. Se tudo caminhar em consenso, será a terceira vez que ele compõe a mesa do Congresso Nacional. A votação acontecerá em instantes.

Dos três senadores do Tocantins, ele é o único a disputar a mesa e se for eleito será o primeiro do Estado a chegar á mesa diretora no primeiro mandato. Como segundo secretário caberá a Gomes lavrar as atas das sessões secretas, proceder-lhes a leitura e assiná-las depois do Primeiro-Secretário.

Do partido do senador tocantinense Irajá Abreu, o PSD, a indicação foi o senador Sérgio Petecão para a primeira secretaria.

Eduardo Gomes chegou ao Senado como mais votado para a primeira vaga, dias antes da posse deixou o SD e foi para os quadros do MDB, a convite de lideranças nacionais da legenda. É amigo pessoal do atual presidente Davi Alcolumbre (DEM) em quem votou na eleição do Senado, após desistência de Renan Calheiros do MDB.

A Gazeta acompanha a votação e todos os detalhes.

Saiba o que faz cada cargo da mesa:

1º Vice – substitui o presidente nas suas faltas ou impedimentos; exerce as atribuições estabelecidas na Constituição quando o presidente não as tenha exercido;

 

Sair da versão mobile