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Tocantins dá início a iniciativa inédita no ensino para autistas; “lição de coragem e inovação”, diz Eduardo Gomes

Senador Eduardo Gomes

Maju Cotrim

O senador Eduardo Gomes (MDB) participou da aula inaugural nesta sexta-feira, 5, do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A iniciativa da UFT é inédita no Tocantins e representa um avanço na educação especial. Gomes tornou o projeto possível através de emenda parlamentar.

Representantes de associações voltadas para o autismo, a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia Medeiros e a secretária estadual de Educação, Adriana Aguiar participaram também de vídeoconferência de início da formação.

Em entrevista à Gazeta do Cerrado, emocionado, Eduardo Gomes que é defensor da causa assim como sua família, comentou sobre o projeto. ” A conquista da Universidade Federal do Tocantins com essa nova perspectiva de formação de professores para autistas e outras especialidades é mais um passo da universidade federal do Tocantins dá de vanguarda; passos daqueles que acreditam em projetos inovadores e até revolucionários como foi há muitos anos atrás, há 10 anos atrás, a Universidade da Maturidade, a UMA”, disse.

“Muito feliz porque novamente a gente consegue participar de uma ideia que todos aplaudem, que todos ficam sensibilizadas, mas que vem uma marca do ineditismo até hoje ninguém tinha feito essa iniciativa para qualificar e preparar os grandes profissionais que temos na área de magistério no Tocantins com essa especialidade. Fico muito emocionado e agradecido a Deus por participar desse projeto que envolve tantas pessoas, magnífico reitor, a reitoria de Porto Nacional. As pessoas que já fazem curso em Porto nacional de libras, um curso diferenciado aí no país inteiro. Muito feliz fico muito grato por poder ajudar e participar disso tudo”, comentou.

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Na vídeoconferência ele afirmou: “Esse é o primeiro passo para um sistema estruturado para que os professores possam dar uma assistência maior para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Tudo que é inédito, corajoso e inovador merece o nosso apoio. Essa é uma lição de coragem e inovação”, ressaltou.

Durante a aula inaugural, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância da proposta para a inserção dos estudantes autistas na sociedade. “Hoje, temos 359 estudantes diagnosticados com autismo, atendidos em 108 unidades de ensino da nossa rede. E essa é uma oportunidade para capacitarmos os nossos profissionais. Entendo que a educação é a porta mais importante para a construção da cidadania. Temos cerca de 50 profissionais inscritos no curso, ou seja, profissionais que trabalharão de forma estratégica com os nossos jovens”, destacou.

O coordenador geral do curso TEA-TDIC, George França, destacou o processo de criação do curso. “Esse projeto representa a realização de um sonho para nós e fortalecem as estratégias com a educação especial em nosso Estado e, consequentemente, em todo o Brasil. Esse curso nasceu de um projeto que discutimos amplamente e contamos com diversos parceiros, assim como fizemos contato com professores de outras instituições para compor o nosso grupo de professores para ministrar esse tema tão importante”, frisou.

A formação

A especialização visa à formação de professores de escolas públicas da rede estadual de ensino que atuam no atendimento a crianças da educação especial. Neste primeiro curso, participam da formação 50 professores que foram selecionados por meio de edital. O curso, cuja carga horária é de 360 horas, vai abordar amplamente conceitos e fundamentos, o diagnóstico do autismo, os elementos da psicologia e da saúde, e também vai tratar da questão das tecnologias enquanto instrumentos mediadores do processo ensino-aprendizagem.

Além do curso de pós-graduação lato sensu, o projeto TEA-TIDIC prevê ainda um curso na modalidade stricto sensu, a realização de ciclos de palestras em municípios tocantinenses, uma cartilha informativa sobre o TEA, um livro e um vídeo-book. Com a pandemia do Coronavírus, para suprir as necessidades do projeto, também foram introduzidas lives semanalmente ou a cada 15 dias sobre a temática, com a participação de professores, pesquisadores e convidados. Desde o dia 2 de abril, quando começaram a ser transmitidas, já foram realizadas oito lives.

O Projeto TEA-TDIC é desenvolvido sob a coordenação geral do professor doutor George França, e coordenação adjunta da professora doutora Kátia Rose Pinho.

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