A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), uma operação mirando o contrabando de cigarros e de agrotóxicos no Paraná e em outros cinco estados. A ação foi batizada de “Contaminatus”.
São oito mandados de prisão preventiva – que é por tempo indeterminado – e 17 de busca e apreensão. Há ainda, de acordo com a PF, sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.
A operação tem mandados também no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra, município do oeste paranaense.
Segundo a PF, o objetivo da ação é acabar com uma organização criminosa especializada em contrabandear e distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários estados do país. Os chefes dessa organização moram em Guaíra.
As investigações da PF apontaram a existência de empresas fundadas para expedir notas fiscais, dando uma aparência de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados.
Cinco estados
De acordo com a PF, 80 agentes cumprem mandados em oito cidades cidades de cinco estados diferentes. São elas:
- Guaíra (PR)
- Curitiba (PR)
- Terra Roxa (PR)
- Umuarama (PR)
- Mundo Novo (MS)
- Sinop (MT)
- Novo Progresso (PA)
- Paraíso do Tocantins (TO)
- Com informações do G1 do Paraná