Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins é o 9º do país com maior população quilombola; Jalapão se destaca

Mateiros, que fica ao leste do Tocantins, está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas. A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, sendo que 1.190 pertencem a esse grupo étnico, o que corresponde a 43,3%.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2022. Segundo o órgão, pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola. Para isso, foi realizado um recorte com o intuito de abordar as características desse contingente populacional, ao inserir nos questionários, as perguntas “Você se considera quilombola?” e “Qual o nome da sua comunidade?”.

Em todo o Brasil, há 1.327.802 quilombolas, o equivalente a 0,65% de toda a população residente no país. No Tocantins, foram contabilizados 12.881.

Proporcionalmente a cidade de Acântara (MA) possui a maior população quilombola do país. Do total de 18.466 habitantes, 15.616 são quilombolas, um total de 84,6%. Na lista apresentada pelo IBGE, seis das cidades ficam no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Goiás, uma Bahia e a outra no Tocantins.

Veja a lista:

Proporção de pessoas quilombolas nos 10 primeiros municípios do Brasil

 

 

 

Quilombolas no Tocantins

 

No ranking dos estados, o Tocantins aparece em 9º lugar com maior contingente de quilombolas, se comparado com a quantidade de habitantes. O percentual é de 0,85%. O Maranhão está no topo do ranking, com 3,97%

Durante o Censo, o IBGE fez um levantamento sobre os domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola, e sobre aqueles localizados em Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.

No Tocantins, conforme a pesquisa, há três territórios quilombolas oficialmente delimitados, com 1.328 moradores. São consideradas assim as regiões que apresentam alguma delimitação formal no acervo fundiário do Incra ou dos órgãos com competências fundiárias no âmbito estadual e municipal.

Ainda conforme os dados, 11.553 quilombolas vivem fora desses territórios no Tocantins.

Fonte – G1 Tocantins

Gazeta e os quilombos

A Gazeta do Cerrado faz um trabalho jornalístico voltado para a visibilidade dos quilombos no Tocantins. Através de séries especiais sempre pautamos a vida, a cultura e o protagonismo dos líderes quilombolas tocantinenses.

 

Sair da versão mobile