Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins é o primeiro Estado a concluir cadastro biométrico dos eleitores em 2017

Tocantins 100% biométrico (Foto: Diogo Akyra)

 

 

O Tocantins é o primeiro Estado em 2017 a concluir o cadastro biométrico dos eleitores, juntando-se a outros três Estados e o Distrito Federal, que já haviam concluído a biometria em anos anteriores.

 

Publicidade

A última fase da Biometria no Tocantins, teve início no dia 1º de fevereiro e se encerrou na noite desta sexta-feira (26/5) com 275.234 eleitores biometrizados (dados parciais), envolvendo 17 Zonas Eleitorais e 65 municípios.

 

Com a conclusão do Projeto, a partir das eleições do ano que vem todos os eleitores do Tocantins irão votar por meio de identificação através do reconhecimento das digitais, o que garantirá ainda mais segurança ao processo eleitoral.

 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, destacou que para o êxito na conclusão do cadastro biométrico dos eleitores foi necessária a definição de estratégias específicas para cada Zona Eleitoral e o empenho de todos os integrantes da Justiça Eleitoral. “Apesar do grande número de municípios envolvidos, tivemos sucesso na conclusão desse projeto, pois houve a união de esforços e a dedicação de magistrados e servidores, além do apoio de toda comunidade, lideres políticos, religiosos, educadores, agentes de saúde e todas as pessoas que lidavam diretamente com a população e, que foram parceiras da Justiça Eleitoral”, ressaltou.

 

Para mobilizar e garantir o acesso de todos os eleitores foram realizadas inúmeras ações, como atendimentos itinerantes, divulgação maciça nos meios de comunicação (Tvs, rádios, whatasapp, jornal impresso, sites e redes socais), panfletagens, carro de som, reuniões com lideranças políticas, associações, igrejas e instituições.

 

Reuniões semanais coordenadas pela Diretoria Geral reforçavam estratégias e a atuação nas áreas de comunicação, tecnologia e gestão de pessoas buscando alcançar 100% do eleitorado. “Os dados de cada zona eleitoral, de cada um dos 65 municípios eram analisados constantemente, permitindo que nossa atuação fosse direta e efetiva”, ressaltou o DG, Flávio Leali.

 

Outro importante recurso foi o sistema de monitoramento. O secretário de tecnologia da informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, explicou que o acompanhamento do cadastro dos eleitores foi feito em tempo real, “através de uma tecnologia inédita entre os Tribunais Eleitorais do país, possibilitando o monitoramento simultâneo das demandas e estatísticas”, revelou.

 

Meta

Nesta quinta e última fase da Biometria, a meta era cadastrar 341.530, no entanto 275.234 eleitores compareceram ao Cartório, o que corresponde a 80% da meta estipulada pelo TSE.

 

Cancelamento

Quem não compareceu ao cartório para o cadastramento biométrico poderá obter mais informações o eleitor pode entrar em contato com a Ouvidoria Eleitoral pelo telefone 0800 6486 800.

 

Histórico

A coleta dos dados biométricos no Tocantins começou a ser realizada em 2009. Nas três primeiras etapas foram cadastrados 390.558 eleitores distribuídos em 20 municípios.

 

Já a quarta etapa da revisão biométrica foi iniciada em junho de 2015 onde foram cadastrados 287.031 eleitores de 12 Zonas Eleitorais, abrangendo 53 municípios do Estado.

 

(Ascom TRE)

 

Sair da versão mobile