Maju Cotrim
O Comitê Estadual de Enfretamento à Pandemia pelo Coronavírus, instância de acompanhamento, incentivo e proposição de medidas que contribuam para o combate à Covid-19, no Tocantins, se reuniu nesta segunda-feira, 30, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para discutir novas medidas, que contemplam o atual cenário da doença no Tocantins, após 2 anos, 2 meses e 12 dias, do registro do 1º caso no Estado. A pandemia está estabilizada no Tocantins.
O governador Wanderlei Barbosa participou do encontro e fez os anúncios. Foi anunciado que o governo está revendo os decretos de calamidade pública e deve retirar o estadual . O comitê, formado por vários órgãos, também foi dissolvido a partir de hoje pelo governo.
O governador disse que o comitê foi importante para resolver a situação da pandemia no Estado. “Agora temos que tomar medidas diferentes”, pontuou. Ele pontuou que a vacinação e a melhor maneira de combater, “a secretaria de saúde tem que continuar com as campanhas de vacinação, não podemos nos conformar com os 64% vacinados”, disse.
Ele pediu que o secretário reforce a mobilização aos prefeitos. Wanderlei lamentou ainda as mortes. “Temos que estar atentos a qualquer situação para que possamos fazer as adequações”, disse.
Wanderlei falou da ampliação de mais 30 leitos de UTIs normais no HGP. “Até dezembro vamos entregar 52 leitos de UTIs só no HGP”, chegou a dizer.
Wanderlei fez um apelo sobre a vacinação.
Os dados da pandemia foram apresentados.
Segundo a secretaria de saúde, o Estado registra cerca de 80 casos por dia. O maior pico de contágio foi em março deste ano mas os óbitos não aumentaram.
O Tocantins já teve 306.119 mim positivos. Atualmente são 468 casos ativos com 13 internados. Ao todo 4.157 tocantinenses morreram pela doença. “Nossa taxa de letalidade é mínima”, explicou o representante da área da saúde.
Sobre a estatística hospitalar, atualmente os leitos Covid foram diminuídos e menos de 50% estão ocupados.
Quem participou
Participam da reunião, representantes da Secretaria da Comunicação, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBMTO, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE), Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no Tocantins, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, por meio do Comando do 22º Batalhão de Infantaria e Infraero.
Dados sobre vacinação
No Tocantins atualmente apenas 23,30% da população se vacinou com dose de reforço contra a Covid.
Foram 370.764 mil doses aplicadas.
Ao todo o Estado aplicou até agora 2.498.101 milhões de doses de vacina contra o vírus. Com a primeira dose se vacinaram 77,84% da população.
A segunda dose chegou a 64,89% dos tocantinenses, com 946.376 mil doses aplicadas.
Com a dose única da Janssen 51.092 vacinas foram aplicadas até hoje.
Ao todo o Tocantins recebeu 3.210.635 milhões de doses de vacinas.