Fiocruz publicou uma nota com percentuais de ocupação de leitos das unidades de terapia intensiva(UTIs) devido a COVID-19. Nela consta que o Tocantins está entre os estados que possui os números mais preocupantes.
O boletim da instituição de pesquisa alerta quais estados estão em situação crítica, com ocupação de leitos em uma taxa maior que 80%. O balanço abrange os dados referentes à última segunda-feira (7/2).
O ranking dos estados mais preocupantes, segundo a Fiocruz, segue com: Mato Grosso do Sul (92%), Rio Grande do Norte (89%), Pernambuco (88%), Espírito Santo (87%), Piauí (87%), Mato Grosso (81%), Tocantins (81%) e Goiás (80%).
O documento ratifica a preocupação com o espalhamento da variante Ômicron no país em áreas com baixa cobertura vacinal e recursos assistenciais precários, o que pode propiciar elevação do número de óbitos por Covid-19.
“Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”, escreveram os pesquisadores.
Nesse cenário, os estudiosos da Fiocruz recomendam a adoção do passaporte vacinal no Brasil, como política de estímulo à vacinação, e endurecimento da obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, como forma de controle da Covid-19.