Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins fervendo! Onda de calor pode causar morte por hipertermia, alerta Instituto

Foto: Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

CUIDADO! A alerta vermelho foi ligado e é bom o tocantinense se preparara para a onda de calor nos próximos dias. Preparem as garrafas de água e se hidratem ao máximo possível.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades em várias regiões do Tocantins devem ficar atentas às altíssimas temperaturas até o dia 9/10.

Além do Tocantins, Goiás e Mato Grosso também deverão ficar em estado de alerta. Os três estados são afetados também por queimadas e incêndios florestais.

Ainda conforme o Inmet, as temperaturas devem ficar até 5º acima do normal e há risco de hipertermia, ou seja, risco de morte por conta do calor.

Fonte: Inmet

Além do calor intenso, cidades vão sofrer ainda com a baixa umidade do ar, que conforme o Inmet pode chegar a 12%. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a umidade fique acima dos 60%.

Fonte: Inmet

A onda de calor tem afetado o Brasil em várias partes desde setembro e ainda não há uma previsão exata para o início das chuvas.

Vale ressaltar que as altas temperaturas contribuem para o aumento de queimadas e incêndios florestais, o que eleva mais ainda o calor nesse período de estiagem.

O que fazer e não fazer

Evite sair de casa em horas de intenso calor e exercícios em horário de calor excessivo (pratique esportes no início da manhã ou final da tarde).

Se hidrate bebendo água com frequência e cobrindo a cabeça sempre que sair no sol.

Evite queimadas.

Tome banho várias vezes ao dia.

Vista roupas leves.

Não exponha as crianças ao Sol.

Evite bebidas alcoólicas e com cafeína – elas favorecem a desidratação.

Aumente a ingestão de frutas e verduras.

Não deixe pets trancados em veículos.

 

Sair da versão mobile