Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins pretende investir mais de R$ 2 bilhões em saúde pública em 2024

Planejamento da Saúde no Tocantins – Foto – Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou e aprovou a Programação Anual de Saúde (PAS) de 2024, na 299ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO). O evento ocorreu na quinta-feira, 07, no Sindicato dos Médicos (SIMED), em Palmas. O Governo do Tocantins pretende investir mais de R$ 2 bilhões em saúde pública em 2024.

Entre os objetivos do PAS 2024 estão fortalecer o sistema estadual de vigilância em saúde; aderir à política nacional de informação e informática em saúde; ordenar a gestão do trabalho e a educação na saúde; ofertar assistência ambulatorial e hospitalar integrada e regionalizada à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as ações da rede de atenção psicossocial e organizar a rede de atenção à saúde materna e infantil.

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto realizou a apresentação e explicou que, “os recursos previstos para o ano de 2024 correspondem a 8% a mais do previsto para este ano, ou seja, de dois bilhões que serão utilizados para a aplicação de ações que foram definidas como prioridades sanitárias no processo de planejamento das ações de saúde para os próximos quatro anos”.

PAS

Publicidade

Programação Anual de Saúde (PAS) da SES-TO para o ano de 2024 contém as ações anuais que viabilizarão a execução dos objetivos e das metas do primeiro ano de vigência do Plano Estadual de Saúde (PES 2024-2027) e do Plano Plurianual. Estas ações anuais possuem metas físicas, metas orçamentárias e indicadores de orientação da execução e do monitoramento e avaliação dos resultados almejados.

A Programação Anual de Saúde é o instrumento de programação que serve como ferramenta de elaboração do Orçamento da Saúde, viabilizando inclusive a elaboração do Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD), que é um dos itens da orçamentação. Com esta Programação Anual reforça-se o compromisso com os processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações anuais, dando visibilidade das propostas para a gestão do SUS, viabilizando a manutenção e a melhoria da qualidade da atenção prestada à população.

Dengue

Na ocasião, a gerente estadual de Vigilância das Arboviroses, Cristiane Bueno, fez um alerta sobre a reintrodução do sorotipo 3 da dengue. “Sofremos uma epidemia de dengue em 2022 no Tocantins com mais de 45 mil casos notificados e nos estamos com risco eminente de sofrermos mais uma epidemia provocada agora pela dengue tipo 3. Nossa preocupação é que esse tipo de dengue não circula no país desde 2008, então temos que cuidar principalmente dos grupos de riscos, que são as gestantes, idosos e crianças que ainda não foram expostos a esse sorotipo. Todos nós já sabemos os cuidados que devemos tomar em nossas casas para evitar a proliferação da dengue”.

Fonte- Ascom SES-TO

Sair da versão mobile