Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins registra aumento nos casos de golpes virtuais com mais de 2 mil só este ano

Foto – Divulgação

O número de crimes aplicados de forma virtual contra as vítimas aumentou mais de 100% no Tocantins e somente em 2022, as ocorrências passam de 2 mil. Os criminosos estão cada vez mais ‘ousados’ e além da mais comum invasão de redes sociais de vítimas, muitos deles estão usando o nome de órgãos públicos para os crimes.

Um dos casos ocorreu quando um criminoso tentou se passar servidor da secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para convencer uma proprietária a pagar um boleto relacionado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo a diretora de inteligência da pasta, Cristiane Peres, a Semarh não envia boletos para pagamento e nesses casos, a pessoa deve procurar a delegacia e denunciar o caso.

Os golpes também ocorrem usando o nome do Poder Judiciário e de acordo com a delegada Milena Lima, a cobrança dos bandidos vão desde o pagamento de fiança sem validade até leilões falsos.

De janeiro até o mês de julho, a Polícia Civil registrou aproximadamente 2.060 crimes virtuais. No mesmo período do ano passado, houve 968 casos.

Rede invadida

A assistente de marketing Alini Milani teve uma rede social invadida e três amigos acabaram perdendo cerca de R$ 2 mil, após caírem nas publicações de venda de objetos falsas feitas em seu nome.

Com o aumento da digitalização, os crimes também tendem a crescer, conforme explica o professor de direito penal Tarsis Ribeiro.

O professor também orienta que o internauta nunca abra links suspeitos recebidos no seu e-mail ou no celular e que é preciso desconfiar de propostas vantajosas, já que a probabilidade de ser golpe é grande.

Fonte – g1 to

Sair da versão mobile