Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins se prepara para emitir novo modelo de RG a partir de dezembro

O governo federal deu o prazo até 6 de dezembro para que todos os estados da federação comecem a emitir o novo modelo de RG. De acordo com o governo do Estado, esse prazo será cumprido e a partir de dezembro o documento terá a nova formatação.

A diretora do Instituto de Identificação no Tocantins, Elaine Monteiro, informou que as equipes estão empenhadas para o cumprimento do prazo, que já foi prorrogado outras duas vezes. “Temos uma equipe de TI que está trabalhando om afinco nas aplicações que vão fazer a comunicação com a base da Receita Federal, visto que o CPF é o número que vai ser o principal da carteira de identidade. Então nós estamos com boas expectativas de implantar o RG único este ano”, afirmou a diretora.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a nova carteira terá um QR Code, para verificação de autenticidade do documento e ter informações sobre furtos ou extravios com qualquer smartphone.

“Isso evita muito as fraudes que podem acontecer, porque atualmente o cidadão pode ter 27 carteiras de identidade no Brasil legalmente. É um documento muito mais seguro, a cédula vai ser um novo formato, com novos símbolos, e vai se tornar entre as carteiras de identidade mais seguras do mundo”, explicou a diretora do Instituto.

Agendamento

Por causa do grande fluxo de pessoas que precisam dos serviços, o Instituto de Identificação vai fazer atendimento somente com agendamento, a partir de 13 de novembro. Isso porque a procura pela atualização do documento tem gerado grande movimento nos postos.

“Queremos iniciar o agendamento na semana que vem para que os requerentes possam ir se familiarizando com esse novo topo de atendimento. É pensando numa melhor qualidade de atendimento que a gente vai fazer essa implantação porque vai evitar as filas, o tumulto ali, e a pessoa vai poder marcar o dia e hora e vai ser atendido neste exato momento”, afirmou Elaine Monteiro.

O agendamento será feito no site da SSP.

Procedimentos não mudam

A diretora do Instituto explicou que a pessoa que quiser renovar o RG com a mudança do modelo terá que seguir as mesmas orientações do formato antigo. “Para o requerente ter a carteira de identidade nacional, precisa levar ao Instituto ou Núcleo de Identificação a certidão de nascimento original ou certidão de casamento original. Então certamente o nome atual vai estar nessa certidão e nós vamos apenas transcrever”.

Pessoas que possuem duas ou mais carteiras de identidade vão ter que escolher um dos números para constar no novo documento. “O número do CPF vai ser o principal, ele vem primeiro, e depois o número do RG será secundário”, disse Elaine.

Quanto aos prazos, o documento nacional terá prazos de validade diferenciados. Para crianças de 0 a 11 anos, valerá por cinco anos. A partir de 12 até 59 anos, a validade será de dez anos e a partir de 60 anos não terá validade, explicou a diretoria do Instituto de Identificação.

Sair da versão mobile