Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins tem nova previsão de chuvas intensas em todas as regiões nesta quarta-feira

Palmas – Foto –  Gleive Marcio Rodrigues/Divulgação

Muitas áreas de instabilidade ainda crescem sobre o Nordeste e sobre o Norte do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva forte em muitos estados destas Regiões.

Outra frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e pode provocar chuva forte em parte do estado.

Nordeste tem chuva acima do normal para outubro

 

Em Salvador, somente em 48 horas, entre aproximadamente 3h30 do dia 24 e 3h30 de 26 de outubro já choveu de 70 mm a 83 mm, pela medição do Cemaden. A média normal de chuva para outubro é de 91 mm. Em Aracaju, a chuva começou a cair forte na noite desta terça-feira. Em apenas 6 horas choveu 71,6 mm, de acordo com o Inmet, superando a média Climatológica de chuva para outubro que é de 56 mm

 

Previsão do tempo para 26/10/2022 quarta-feira

Nova frente fria provoca chega ao Rio Grande do Sul aumentando a nebulosidade e as condições para chuva. As pancadas de chuva podem ser fortes centro-sul e oeste gaúcho. Chove à noite na Grande Porto Alegre, mas de forma moderada. O sol predomina no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.

Chove em quase todo o Nordeste nesta quarta-feira. O tempo fica seco apenas no centro, norte e leste do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba. Alerta para muita chuva na Bahia, em Sergipe, no interior do Maranhão, do Piauí e no sertão de Pernambuco. Salvador e Aracaju têm muita chuva no decorrer do dia.

No Sudeste, o sol predomina nesta quarta-feira e a temperatura está em elevação em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira. O Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Espírito Santo  ainda têm chuva frequente. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde no centro, norte e oeste de Minas Gerais.

Chove forte nesta quarta-feira no norte do Tocantins, no norte do Pará e em Roraima. O sol predomina no litoral norte do Amapá. Pancadas de chuva e raios ocorrem nas demais áreas, com menor intensidade, e principalmente à tarde e à noite.

Mais sol e calor em Mato Grosso do Sul, mas o ar fica muito seco. Dia de sol e algumas nuvens no sul de Mato Grosso do Sul. Sol e pancadas de chuva no restante do Centro-Oeste.

 

Alertas meteorológicos para 25/10/2012 – terça-feira

 

Atenção para risco de chuva forte nas capitais Salvador, Aracaju, MaceióTeresina, Palmas, BelémMacapáManausBoa Vista

 

Alerta especial: perigo para chuva frequente e volumosa na região de Salvador e no litoral norte baiano, com potencial para transtornos para a população

 

Alerta para temporais no norte e  nordeste da Bahia, sertão de Pernambuco, no interior do Maranhão e do Piauí, no norte do Tocantins, no centro, norte e leste do Pará, no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul

 

Atenção para a chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no noroeste, centro e litoral sul da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no sul do Ceará, no norte do Piauí e do Maranhão, no centro-leste e centro-oeste do Tocantins, no sul do Pará, no centro, leste e nordeste do Amazonas, em Roraima,  centro-sul e oeste do Amapá e extremo norte de Mato Grosso.

 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% em Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e norte do Paraná.

Alerta

Fortes áreas de instabilidade associadas a um corredor de umidade predominam sobre a BA, o TO e o sul do MA, do PI e do PA. Nesta semana (até quinta-feira, 27) pancadas de chuva forte, com risco para temporais e chuva volumosa, devem se espalhar sobre essas regiões.

Durante o período o acumulado de chuva de forma geral varia entre 50 e 80 mm, mas algumas áreas podem registrar acumulado próximos ou acima de 100 mm.

Em Salvador, por exemplo, somente entre às 20 horas de segunda-feira (24) e as 8h da manhã de terça-feira (25), foram acumulados 60 a 75 mm, de acordo com os dados do CEMADEN.

Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, enxurradas e deslizamentos de terra em regiões de encosta.

Fonte – Clima Tempo via g1

 

Sair da versão mobile