Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tocantins tem o 1º processo de impeachment de sua história política: Veja como será o passo a passo!

Foto – Antônio Gonçalves

Brener Nunes

Passo a passo do processo de impeachment:

1. O pedido de impeachment é enviado para a Assembleia Legislativa.

2. O presidente da Casa decide se aprova ou arquiva o pedido.

3. Caso ele seja arquivado, é possível apresentar um recurso, que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Publicidade

4. Se o pedido for aceito, é formada uma Comissão Especial para coordenar o andamento do processo de impeachment.

5. O governador tem o prazo de dez sessões da Assembleia para apresentar sua defesa.

6. O relator da Comissão Especial faz um relatório e emite um parecer a favor do arquivamento ou do prosseguimento do processo. Os outros membros fazem uma votação a respeito do conteúdo do parecer.

7. O relatório é enviado ao plenário, onde será discutido pelos deputados. Finda a discussão, eles decidem se arquivam ou seguem com o pedido

8. Se o pedido for arquivado, o processo é terminado. Se a maioria simples dos deputados presentes aprová-lo, segue a etapa da votação.

9. Nesta votação, são necessários os votos da maioria (2/3) para continuar tramitação. Caso esse número seja alcançado, o governador é afastado e é formado o Tribunal Especial.

10. O Tribunal Especial é quem dará a palavra final sobre o impeachment do governador. Ele deve ser composto por cinco deputados federais e cinco desembargadores. O trabalho será coordenado pelo presidente do Tribunal de Justiça do estado.

11. São necessários sete votos dos dez votos do Tribunal para concretizar o impeachment e retirar definitivamente o governador de seu cargo.

Sair da versão mobile